quinta-feira, 12 de março de 2009

Filme: O idiota e o mentiroso



Filme: O Idiota e o Mentiroso - uma comédia da dupla goiana Nilton Pinto e Tom Carvalho, que com muita irreverência revela costumes regionais e critica com leve ironia a politicagem.

ATIVDADES SOBRE O FILME: O IDIOTA E O MENTIROSO

01-Quem são os personagens principais do filme?
02-O que tem em comum no nome dos dois protagonistas?
03-Que tipo de linguagem eles utilizam?
04-Que elementos regionalistas aparecem no filme?
05-Como é o cenário em que o enredo se desenvolve?
06-Por que o filme tem esse título?
07-Que ditos populares ou provérbios aparecem no filme?
08-Reescreva estas falas do filme, de acordo com a linguagem padrão da língua portuguesa.
a)”Tava brincano cô cê.”
b)”Eu nunca vi um home mais trapaiado do que ocê não Mané.”
c)”Me dá um pudim pra mim cumê.”
09-Por que justamente o mentiroso se tornou político?
10-Que mensagem o filme quer passar através da ironia apresentada?

Filme: Os Anjos entram em campo








SINOPSE – OS ANJOS ENTRAM EM CAMPO
Os Anjos entram em campo (Angels in Outfield) EUA, 1994.
Direção de Willian Dear, com Danny Glover, Tony Danz, Brenda Fricker.
O pequeno JP e Roger vivem há alguns meses numa espécie de orfanato enquanto esperam que seu pais venham buscá-los. Por conta disso, Roger reza para que o time dos “Angels” se torne o líder do campeonato, pois seu pai disse que só voltaria para buscá-lo se isso acontecesse. Sua oração é ouvida e um anjo atrapalhado vem aj
udar o time decadente. É assim, através de um anjo, que Roger se aproxima do durão treinador George. A medida que o time avança no campeonato, as esperanças do ingênuo garoto aumentam e a amizade entre Roger, JP e George também.
ATIVIDADES RELACIONADAS COM O FILME: OS ANJOS ENTRAM EM CAMPO – A primeira vez o vi na televisão e
como gostei muito do tema, loquei o vídeo, assisti-o novamente e elaborei estas atividade para trabalhar com os alunos. O resultado foi excelente, incentivando a oração e a cooperação entre os alunos e professores, levando-os a valorizar-se mais.

01-O que Roger e JP têm em comum?
02-Quem é Meg e como ela trata as crianças?
03-Roger pergunta ao pai quando vão ser uma família de novo e o que ele responde?
04-Roger reza e acredita que pode acontecer e pede a Deus uma família. O que ele diz em sua oração?
05-No momento em que Roger faz seu pedido uma estrela pisca. Escreva o que diz a tradição sobre as estrelas nos pedidos.
06-O que é cético? Pode-se considerar o técnico George Knox cético? Por quê?
07-Por que só Roger pode ver ou ouvir os anjos?
08-O anjo diz para Roger não se meter em encrenca e ter o coração aberto.
a) Para você o que é se meter em encrenca?
b) Como é ter um coração aberto? Aberto para quê?
09-Qual é a condição imposta pelos anjos para ajudar o menino?
10-Qual é o motivo da rivalidade entre o técnico e o locutor da rádio?
11-O técnico George Knox a princípio é arrogante, não expressa sentimentos. Como ele passa a agir depois da convivência com Roger e JP?
12-Roger diz a Knox que talvez ele não devesse falar tantos palavrões, pois os anjos não gostam e então, ele diz aos jogadores para profanar menos.
a) Explique o que é profanar.
b) Escreva três exemplos de profanação.
13-Meg diz a Roger que há muitas coisas incríveis na vida que não podem ser explicadas e que acredita na possibilidade de acontecer coisas milagrosas, e é isso que faz cada dia de nossa vida valer a pena.
a) E você acredita em anjos?
b) Para você o que é ter fé?
c) Como você demonstra sua fé?
14-Quando seu pai assina a sua desistência de paternidade, Roger fica decepcionado e muito triste. Então, o técnico lhe diz:
-Não tenho certeza se a dor que causou vai passar, mas tenho certeza de que você não pode passar a vida pensando que todo mundo que você conhece o deixará triste, por que se fizer isso, uma coisa muito ruim vai acontecer. Você vai acabar como eu.
Explique como Knox ficou depois que teve que encerrar sua carreira de jogador devido à fratura na perna.
15-Na entrevista coletiva George Knox diz que no esporte não há uma explicação lógica para o acontecimento das coisas, algumas vezes o jogador vai além de suas habilidades físicas, uma coisa forte, maior, talvez espiritual, fé, anjos.
Você acredita que no esporte e em qualquer outro momento da vida pareça ter algo maior, espiritual para nos auxiliar? Exemplifique.
16-Você concorda que todos nós precisamos de alguém para nos proteger, pois todos estão sempre procurando alguém para amar, um anjo, e que é preciso ter fé, acreditar e olhar dentro de seus corações as pegadas de um anjo significam amor e onde há amor as coisas milagrosas podem acontecer?
17-O amor é a essência da vida. Em que atitudes do dia-a-dia demonstramos amor ao próximo?
18-Se todas as pessoas demonstrassem fé e amor a violência não existiria. Como você pode contribuir para que a paz esteja em todos os lugares e momentos da vida?
19-O pedido que Roger fez a Deus foi atendido? Como?
20-Tudo que você tem que fazer é acreditar. Esta frase pode resumir a mensagem que o filme passa a cada um de nós? Exemplifique.
21-Dentre as palavras abaixo destaque àquelas que necessitamos para sermos vitoriosos na vida. Fé – inveja – amor – ódio – rancor – auto-confiança – vingança - solidariedade – raiva – oração – egoísmo – pensamento positivo – alegria – perseverança – respeito - paz – humildade – compreensão- força de vontade – otimismo – maldade - pecado - esperança - lealdade
22-A oração é o momento em que nos aproximamos mais de Deus, e se realmente acreditar pode acontecer, você consegue. Então vamos ser o anjo da guarda de alguém?
Faz-se o sorteio dos nomes como um amigo secreto. A pessoa que você tirou vai ser a sua protegida.
Você vai ser o anjo da guarda dela e vai sempre ajudar essa pessoa, aproximar-se dela, conhecê-la melhor, cuidar e colocá-la sempre em suas orações.
Mande mensagens de otimismo encorajando-a, mas não deixe a sua pessoa protegida saber que é você o seu anjinho, não conte a ninguém. Lembre-se é segredo!

LEIA E PENSE: O homem vê a aparência, porém Deus vê o coração. (I Samuel 16:7)