terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Cinco Minutos / A Viuvinha (José de Alencar)





1)      Marque a alternativa correta. Em A Viuvinha  e em Cinco Minutos,  o autor:
(   ) focaliza o índio na fase anterior ao contato com os colonizadores.
(   ) com uma linguagem de grande teor poético dá um tom lendário para a narrativa e cria um mito das origens de um povo.
(   ) retrata costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado e em suas complicadas histórias de amor mesclam perfis femininos idealizados à duplicidade dos valores morais burgueses.

2)      Qual é o principal obstáculo à felicidade de Jorge e Carolina?

3) De que maneira, Gonçalves Dias expressa o seu sentimento nacionalista em Canção do Exílio? 

4) Na imensa obra de José de Alencar, os romances são didaticamente classificados em indianistas, regionalistas, histéricos, urbanos. Os romances Cinco Minutos  e A Viuvinha  se enquadram como romances :

5) Nos romances estudados, como a figura feminina corresponde a um dos mitos do Romantismo? 

6) Coloque (V) ou (F).
(   ) Os romances românticos tratam do amor e revelam que os conflitos entre o homem e a mulher são criados por questões interiores como ciúme, pudor, orgulho, vaidade, sensibilidade.
(   ) Carlos e Carlota formam o par romântico do romance Cinco Minutos .
(   ) Em Canção do Exílio, a saudade de eu-lírico se prende ao distanciamento geográfico e não ao distanciamento temporal.
(   ) No romance Cinco Minutos , o narrador não é personagem da história e, assim, conta-nos fatos dos quais não participa.
(   ) A obra de José de Alencar, objetivando atingir a história do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.

Nenhum comentário: