segunda-feira, 9 de junho de 2008

Atividade interdisciplinar com o Filme A Marvada Carne






Filme: A MARVADA CARNE - Este filme foi utilizado com o objetivo de trabalhar Folclore. E somente encontra-se na Cara Video em VHS, não em DVD. O filme é muito rico e deve ser utilizado de maneira interdisciplinar. Vale a pena ver.
1-Qual o nome das personagens principais do filme?
2-Enumere passagens do filme que representam o folclore brasileiro.
3-O que é tradição? Consulte o dicionário e responda.
4-Que tradições apresentadas no filme persistem até hoje?
5-Que tradições se modificaram ou não existem em nossos dias?
6-Por que as tradições folclóricas estão mudando ou desaparecendo através dos tempos?
7-Quais são as crendices que envolvem Santo Antônio?
8-Como é o cenário em que acontece o enredo do filme? Descreva-o.
9-Quem é o narrador da história? Qual é o tipo de narrador? Justifique sua resposta.
10-O fato das personagens comerem farinha com rapadura, cuscuz de galinha de angola deduz-se que a história se passa em qual região do Brasil?
11-Como eram as regras do casamento na época em que se passa a história? E hoje, como são?
12-O que é analfabetismo?
13-Ao se casarem Nho Quim e Carula assinam com a impressão digital, representado o analfabetismo que é muito freqüente no Brasil.
a) O que causa o analfabetismo no Brasil?
b) Quais as conseqüências do analfabetismo na vida das pessoas? E no desenvolvimento do país?
14-O que é êxodo rural?
15-As pessoas que vem da roça para a cidade sempre conseguem atingir seus objetivos? Por quê?
16-Ao pegar o dinheiro de Nho Quim, o vendedor da loja revela a malandragem do homem urbano em relação do homem rural. Como as pessoas do campo são tratadas pelas pessoas da cidade? Por quê?
17-Os filhos de Nho Quim e Carula são gêmeos, “uma fêmea para mandar na casa e um macho para mandar no mundo”. Hoje em dia, ainda prevalece esta relação de submissão da mulher perante o homem considerado superior, mais forte? Por quê? Exemplifique.
18-Escreva ditos populares que reforçam esta discriminação da mulher.
19-Pesquise e escreva o que você descobriu sobre a lenda do Curupira e do Boi Barroso.
20-O que é superstição? Você é supersticioso? Por quê?
21-Faça a ilustração destas superstições que aparecem no filme:
a) Quem bebe no mesmo copo que um estrupício qualquer descobre o segredo dele.
b) Rio que moça donzela toma banho pelada nunca mais dá peixe.
22-Escreva e ilustre mais três superstições que você conhece.
23-Pegue a letra de uma moda de viola, leve para a sala e monte um livro com seus colegas. Veja se alguém pode tocar e cantar algumas modas de viola com vocês.
24-Algumas palavras são praticamente idênticas embora tenham significados totalmente diferentes, no filme aparece carne e carnê . Escreva o significado de carne e carnê.
25-Escreva outros pares de palavras parecidas e seus significados.

3 comentários:

Maria das Graças disse...

Olá Nubya!!
Muito interessante trabalhar com filme.
O filme trabalha em conjunto os vários sentidos, os alunos interagem, emociona.
Segundo Pe. Sergio "Um bom filme enriquece a mente e alegra o coração".
Ai peguei a sinopse do filme nesse site http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=5287
Achei importante ver a sinopse, já havia visto falar desse filme mas não sabia de que se tratava, a sinopse ajuda a entender.
Um abraço
Continue alimentando seu blog

Luiza UmataldeLúi disse...

Gostaria de saber as respostas tem como vc escrever??

andrressa beatriz disse...

poderia me passar a resposta ?