quinta-feira, 7 de maio de 2009

ATIVIDADES COM MÚSICAS 01


A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO
A música apresenta um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada da realidade cotidiana das pessoas. Os recursos poéticos como ritmo, métrica, rima, paralelismo reforçam a musicalidade facilitando internalização da linguagem sonora e escrita.
Muitas vezes, o receptor (criança, adolescente ou adulto) é passivo, que dança, canta, repete as músicas sem refletir que elas podem ser manipuladoras e levá-lo a sofrer inegáveis influências na formação de seu caráter e personalidade.
O professor pode e deve usufruir da música como um recurso de ensino-aprendizagem que leva os alunos à sua interpretação, considerando que a interpretação é um processo de construção de sentidos, de significação, diferenciando do ato de decodificação, pois os sentidos não estão ligados somente aos símbolos lingüísticos, mas à vivência de sua realidade.
A experiência é essencial para a construção do conhecimento, por isso toda atividade que não tem significado para o educando anula a aprendizagem. Assim a temática das atividades deve partir da sua realidade, experiências, conhecimentos prévios, expectativas, objetivos e instigar a curiosidade do aluno em relação ao assunto a ser tratado.
As atividades sobre as músicas devem provocar questionamento que deixem o aluno intrigado, inquieto, interessado em buscar respostas para suas dúvidas, a trocar informações entre colegas e professores sobre todas as áreas do conhecimento.
Portanto, o professor deve incitar reflexões e garantir intercâmbio de idéias, tornando-se mediador das situações de conhecimentos adquiridos em contato com a música.

_________________________________________________________
01------RINDO À TOA
( FALAMANSA – TOTÓ )
Tô numa boa, tô aqui de novo Ah, ah, ah, ah, ah
Daqui não saio, Mas eu tô rindo à toa
Daqui não me movo Não que a vida esteja assim tão boa
Tenho certeza, esse é o meu lugar Mas um sorriso ajuda a melhorar
Ah, Ah Ah, Ah
Tô muna boa, tô ficando esperto E cantando, assim parece que o tempo voa
Já não pergunto se isso tudo é certo Quando mais triste, mais bonito soa
Uso esse tempo pra recomeçar Eu agradeço por poder cantar
Ah, Ah Lalaia, laia, laia, iô!!!

Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar
____________________________________________
1- O compositor deixa transparecer que passou por algum problema que lhe deixou abalado afastando-se. Ao retornar ele desabafa:

“Tô numa boa, tô aqui de novo
Daqui não saio,
Daqui não me movo
Tenho certeza, esse é o meu lugar
Há, há
Tô numa boa, tô ficando esperto
Já não pergunto se isso tudo é certo
Uso esse tempo pra recomeçar
Há, há”

a) Você já passou por alguma situação que fizesse abandonar o seu lugar ( família, escola, emprego, cidade...)? Por quê?
b) Você acha certo a pessoa abandonar ou fugir dos problemas? Por quê?
c) Ao abandonar seu lugar e pensar, refletir sobre o assunto você acha que agiu corretamente ou percebeu que não e retornou? Por quê?
d) Para você, o que é ser esperto? Por quê?
e) Ao tomar suas atitudes, você costuma analisar se é certo ou errado ou age por impulso? Por quê?
f) Após uma decepção em sua vida, você desiste, desanima ou ergue a cabeça e tenta recomeçar? Por quê?

2- A dor dos tropeços nos caminhos da vida, às vezes é grande e machuca muito psicologicamente:
“Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razão pra cantar”

a) Quando você está chateado, dolorido, você chora, desabafa com um amigo ou se fecha e guarda tudo para você? Por quê?
b) Você costuma guardar mágoas ou perdoa as pessoas que de alguma forma lhe decepcionaram? Por quê?
c) Você acha que o tempo é o senhor das razões e cura as dores das decepções? Por quê?
d) Você acha que os sofrimentos da vida nos dá maturidade, nos fortalece e melhora a nossa personalidade? Por quê?

3- A vida é um verdadeiro aprendizado, com altos e baixos, mas nunca podemos perder a vontade de vier bem:
“Há, há, há, há, há
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Há, há
E cantando assim parece que o tempo voa
Quanto mais triste mais bonito soa
Eu agradeço por poder cantar
Lalaia, laia, laia, iô!!!

a) Você pensa que, embora a vida não seja tão boa, a alegria e a auto estima são essenciais para sermos felizes? Por quê?
b) Você concorda que o sorriso ajuda a melhorar a nossa vida? Por quê?
c) Você acha que o canto, o lazer colabora na melhoria de vida? Por quê?
d) Você costuma agradecer a Deus pelas coisas boas e ruins que acontecem na sua vida? Por quê?
e) Ás vezes não damos o devido valor às coisas que conquistamos sem nenhum esforço. Você crê que o suor da conquista, da luta nos faz valorizar mais as atitudes e a vida? Por quê?
4- “Depois da tempestade sempre vem a abonança.” Esta frase pode traduzir a mensagem que esta música quis passar? Por quê?
____________________________________________________________
02----Último Julgamento
(Léo Canhoto e Robertinho)

http://www.youtube.com/watch?v=TCKi0cQlZCI
Senta aqui neste banco
Pertinho de mim, vamos conversar
Será que você tem coragem
De olhar nos meus olhos e me encarar.
Agora, chegou sua hora
Chegou sua vez, você vai pagar
Eu sou a própria verdade
Chegou o momento, eu vou te julgar.

Pedi pra você não matar
Nem para roubar, roubou e matou.
Pedi pra você agasalhar
A quem tem frio, você não agasalhou.
Pedi pra não levantar
Falso testemunho, você levantou,
A vida de muitos coitados
Você destruiu, você arrasou.

Meu pai lhe deu inteligência
Para salvar vidas, você não salvou.
Em vez de curar os enfermos
Armas nucleares você fabricou.
Usando sua capacidade
Você destruiu, você se condenou
A sua ganância foi tanta
Que a você mesmo, você exterminou.

O avião que você inventou
Foi para levar a paz e a esperança.
Não pra matar seus irmãos
Nem para jogar bombas
Nas minhas crianças.
Foi você que causou esta guerra
Destruiu a terra dos seus ancestrais.
Você chamado de homem,
Mas é o pior dos animais.

Agora que está acabado pra sempre
Vou ver se você é culpado ou inocente
Você é um monstro covarde e profano,
É um grão de areia frente ao oceano.
Seu ouro falou alto, você tudo comprou
Pisou nos mandamentos
Que a lei santa ensinou
A mim você não compra
com o dinheiro seu
Eu sou JESUS CRISTO
O filho de DEUS.
___________________ ILUSTRE O TEXTO:
01-Consulte o dicionário e escreva o significado das palavras:
a) julgar b) ganância
c) ancestral d) nuclear
e) profano
02- A música é um diálogo em que aparece só o questionamento do emissor.
a)Quem é o emissor da mensagem da música O último julgamento?
b)O interlocutor não aparece expresso lingüisticamente, mas o contexto nos leva a identificá-lo. Quem é o interlocutor?
c)Como você explicaria a ausência do interlocutor?
03-A música faz um intertexto com a passagem bíblica de Êxodo 20, 1-17. Leia e copie-a.
04-O que Jesus fez para libertar os seres humanos do pecado?
05-Que atitudes os seres humanos têm que comprovam sua desobediência aos mandamentos da lei de Deus?
06-Que acontecimentos históricos a humanidade registra que refletem os fatos relatados na música?
07-Você utiliza a capacidade, o dom que deus lhe deu para destruir e praticar maldades ou para construir e praticar o bem? Exemplifique.
08-O que diferencia o homem dos outros animais?
09-Você acredita que o ser humano utiliza bem esta habilidade que Deus lhe confiou ao diferenciá-lo dos outros animais? Poe quê?
10-Quando Jesus é questionado sobre qual é o maior mandamento, o que Ele responde? Leia e copie Mateus 22, 36-40.
11-O ser humano ama a teu próximo como a ti mesmo? Por quê?
12-E você respeita e pratica as leis de Deus? Por quê? Como?
13-Justifique o título da música relacionando-o com o contexto ou mensagem.
14-Escreva um texto explicando como você acha que vai ser o último julgamento dos seres humanos.
_______________________________________________________
03----TELEVISÃO ( Titãs )
A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!
ATIVIDADES:
1) Você assiste televisão? Por quê?
2) Que programas você mais assiste?
3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a idéia de que ficou burro. Quais são eles?
5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente:
b) Maleficamente:
7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
11) Faça uma lista de programação diária de uma emissora de televisão analise com seu grupo e apresente para a turma.
Grupo I – Globo
Grupo II – SBT
Grupo III – Record
Grupo IV – Cultura
Grupo V – Bandeirantes
Relacione em seqüência de horário os programas de:
1. informação
2. entretenimento
3. propaganda / venda
4. religioso
12)Reúna com seus colegas e crie uma televisão de material reciclável. Crie a programação e apresente para turma.-
_____________________________________________________
04---TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater)


Ando devagar Conhecer as manhas
Porque já tive pressa E as manhãs
E levo esse sorriso O sabor das massas
Porque já chorei demais E das maçãs
Hoje me sinto mais forte, É, preciso amor pra poder pulsar.
Mais feliz, quem sabe, É preciso paz pra poder sorrir
Eu só levo a certeza É preciso chuva para florir.
De que muito pouco sei,
E nada sei. Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Conhecer as manhas Um dia a gente chega
E as manhãs E no outro vai embora
O sabor das massas Cada um de nós compõe
E das maçãs A sua história
É preciso amar, pra poder pulsar E cada ser em si
É, preciso paz pra poder sorrir Carrega o dom de ser capaz
É preciso chuva para florir. De ser feliz.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir
Tocando em frente.
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela
Longa estrada, eu vou
Estrada eu sou.

1. “Ando devagar porque já tive pressa”
Qual destes provérbios representam melhor este verso da música? Explique cada um deles.
Þ O apressado come cru.
Þ Devagar se vai ao longe.
2. Apressa é inimiga da perfeição. Comente.
3. Às vezes, quando temos pressa demais ao fazermos alguma coisa, isso acaba nos atrapalhando, por exemplo a aprender algo. Escreva mais dois exemplos que a pressa e inimiga da perfeição.
4. Não precisamos e nem devemos ser ansiosos demais ao fazermos algo, porém não devemos cruzar os braços e esperar as coisas caírem do céu. Devemos ir a luta. Explique este provérbio. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
5. “E levo esse sorriso porque já chorei demais
hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.”
Você acredita que as experiência do dia-a-dia, as dificuldades, as facilidades da vida de uma pessoa pode torná-la mais forte? Por quê?
6. Marque a explicação que você julga mais correta para cada verso.
a) “Conhecer as manhas e as manhãs.”
( ) conhecer todas as faces, todos os lados bons e ruins da vida cotidiana.
( ) conhecer apenas as coisas boas do dia-a-dia.
b) “O sabor das massas e das maçãs.
( ) saborear todas as experiências da vida, sentindo o gosto doce e ao mesmo tempo amargo da vida.
( ) saborear somente as experiências prazerosas da vida.
c) “É preciso amor pra poder pulsar.”
( ) É preciso só as coisas boas da vida.
( ) É preciso ter amor em tudo que se faz para que a vida tenha mais vigor, força, energia.
a) “É preciso paz para poder sorrir”.
( ) Precisamos de paz para sermos felizes.
( ) A paz é insignificante para a felicidade.
b) “É preciso chuva para florir”.
( ) É preciso regrar o jardim da vida para que ele possa florir e triunfar.
( ) É preciso inundar a vida.
7. “Penso que curtir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente”
a) Para você o que é compreender a marcha da vida?
b) O que é ir tocando em frente?
8. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou”. A que estrada o compositor se refere?
9. “Um dia a gente chega, no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história”.
O que representa estes versos na vida das pessoas?
10 “E cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”...
Comente este verso.
11. Você é feliz? Por quê?
12. O que lhe traz felicidade?
13. Você tem esperança de compor a sua história mais feliz? Como? Por quê?
14. Você como sujeito de sua própria história. Precisa fazer o quê para melhorá-la?
15. Você ajuda as outras pessoas a compor as suas próprias histórias? Como?

___________________________________________________
05----- A ENXADA E A CANETA
( ZICO E ZECA )
Certa vez uma caneta
Foi passeá la no sertão
Encontrou – se com uma enxada
Fazendo uma prantação
A enxada muito humirde
Foi lhe fazendo uma saudação
Mas a caneta soberba
Não quis pega na sua mão
E ainda por disaforo
Lhe passou uma repressão.

Disse a caneta para a enxada
Não vem perto de mim não
Você tá suja de terra
De terra suja do chão
Sabe com quem tá falando
Veja a sua posição
E não esqueça da distância
Da nossa separação.

Eu sou a caneta dorada
Que escreve no tabelião
Eu escrevo pros governo
A lei da constituição
Escrevi paper di linho
Pro ricaço e pros barão
Só ando nas mãos dos mestres
Dos homens de posição.

A enxada respondeu:
De fato eu vivo no chão
Pra podê dá o que comê
E visti ao seu patrão
Eu vim no mundo primeiro
Quase no tempo de Adão
Se não fosse o meu sustento
Ninguém tinha instrução.

Mas que caneta orguiosa
Vergonha da geração
A tua arta nobreza
Não passa de pretensão
Você diz que escreve tudo
Tem uma coisa que não
É a palavra bonita
Que se chama educação.

1) Faça a ilustração da música.
2) Organize com seus colegas e faça a dramatização da música.
3) A música “A enxada e a caneta” apresenta linguagem coloquial. Transcreva – a para linguagem padrão.
4) A música é um texto poético. De acordo com “A enxada e a caneta”, informe os seguintes itens da estrutura.
a) número de versos
b) número de estrofes
c) rimas
5) Há diferença entre poesia e prosa.
Você sabia que podemos transformar uma poesia em prosa? Veja as diferenças.

POESIA
1. Não obedece a uma paragrafação, segue apenas a criatividade do poeta.
2. Não segue a uma pontuação rígida. Há poesias que não possuem pontuação.
3. Geralmente apresenta rimas e versificação.
4. Tem repetição de palavras, Valorizando a sonoriadade

PROSA
1. Organiza – se em três parágrafos básicos: a) introdução, b) desenvolvimento b) conclusão.
2. A pontuação é obrigatória de acordo com a língua padrão.
3. Não apresenta rimas e versificação.
4. Não deve apresentar repetição de palavras.


Agora, tranforme a poesia em um texto em prosa, e veja se produz o mesmo efeito.
6) A música é um diálogo. Faça sua pontuação corretamente. Que sinais de pontuação você utilizou? E qual a função de cada um?
7) Esta música retrata bem o preconceito estabelecido entre as pessoas que residem na zona urbana e na zona rural. Que situações exemplificam este preconceito?
8) A enxada trabalha com o chão, então responda: Que cuidados o ser humano deve tomar para proteger o solo?
9) Em tudo que vamos fazer utilizamos medidas de comprimento, de massa, de capacidade e de tempo. Muita atenção ao preencher o quadro de medidas.
a) Medidas de comprimento – o metro (m) é a unidade fundamental da medida de comprimento. Unidade _______________Quanto vale
1 quilômetro (km)_________________ metros (m)
1 metro (m)_________________ centímetros (cm)
1 centímetro (cm)_________________ milímetros ( mm)
b) Medidas de massa – o quilograma (kg) é a unidade fundamental de medida de massa, que costumamos chamar de quilo.
1 quilograma (kg) é igual a ________________________ gramas (g)
½ quilograma (kg) é igual a _______________________ gramas (g)
1 tonelada (ton) é igual a__________________________ gramas (g)
c) Medidas de capacidade – o litro (l) é a unidade fundamental de medida de capacidade. É para medir capacidades pequenas de líquidos usamos o mililitro (ml).
1 litro (l) é igual a ________________________ mililitros (ml)
½ litro (l) é igual a _______________________ mililitros (ml)
d) Medidas de tempo – o segundo (s) é a unidade fundamental da medida de tempo.
Unidade __________ Quanto vale
1 minuto (min)________________segundos (s)
1 hora (h)________________ segundos (s)
1 dia________________ horas (h)
1 semana________________ dias
1 mês________________ dias
1 ano________________ meses
e) Medidas agrícolas – Há algumas medidas que são mais usadas no meio rural. Pesquise e responda:
· O que é alqueire e a quantos metros quadrados corresponde?
· Uma légua corresponde a quantos quilômetros?
10) As fazendas são vendidas por alqueires. Se uma fazenda tem 41 alqueires, quantos metros quadrados têm esta fazenda?
12) Se esta fazenda fica a três léguas da cidade. Ela fica retirada a quantos quilômetros?

_______________________________________________________
06-------A ROSA DE HIROSHIMA
(Secos e molhados)

http://www.youtube.com/watch?v=mrJgYwIlG0Y
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada

(Vinícius de Moraes)
Com orientação da professora de Português responda:
1. Qual é o tema deste poema?
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e conseqüência. Identifique-as.
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
6. Explique as expressões destacadas:
“Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada”
7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
a) simplesmente passa informações;
b) provoca emoções e reflexões;
c) serve de diversão;
d) modifica o comportamento
8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças
Mudas telepáticas”
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
“A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida”
Com orientação da professora (o) de história responda:
9. Em que ocasião foi jogada a bomba atômica em Hiroshima? Por quê? É realmente possível, justificar o lançamento de uma bomba atômica? Por quê?
10. Em que época se deu a Segunda Guerra Mundial?
11. Por que pode-se afirmar que as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas puseram um fim mais rápido à guerra?
12. No total, quantas pessoas foram atingidas pela bomba? E quantas morreram? Como ficaram os sobreviventes?
13. “Em certos momentos da história, a insensatez humana ultrapassa todos os limites”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Peça orientação do professor de matemática e responda:
14. A bomba lançada em Hiroshima era muitas vezes menos potente do que as que foram criadas posteriormente. Para que outras armas fossem desenvolvidas, tempo, dinheiro e o trabalho de muitas pessoas foram utilizados. Como cidadão você aprova a utilização de dinheiro público para a fabricação de armamentos?
15. Faça uma lista do armamento utilizado pelos Estados Unidos na guerra contra o Iraque. Pesquise e faça uma estimativa de preço de cada produto e de toda lista em geral.
16. Lembre-se que todo esse gasto com a guerra é feito em dólar. Um dólar vale quantos reais hoje? Então, se transformarmos as despesas dos Estados Unidos em real, quantos reais daria?
Com orientação da professora de geografia responda:
17. Muitos governantes afirmam que ter um potencial de destruição maior é condição necessária para não perder a liberdade. Você acredita que se preparar para a guerra seja a melhor maneira de manter a paz? Por quê?
18. Faça localização geográfica das áreas atacadas pela guerra e também dos paises aliados aos Estados Unidos.
19. Faça um paralelo dizendo como são as condições de vida (social, econômica, cultural, geográfica) dos dois lados combatentes da guerra do Iraque.
Com Orientação do professor de ciências, responda:
20. O estoque mundial de bombas atômicas, embora tenha diminuído nos últimos anos, ainda hoje é suficiente para destruir várias vezes nosso planeta. Como você se sente sabendo disso?
21. Que tipo de bombas podem ser utilizadas em uma guerra? Quais as conseqüências da utilização dessas bombas para os seres humanos, para o meio ambiente?
Com orientação da professora de inglês;
22. Assista ao clipe da música Heal The World de Michael Jackson.

http://www.youtube.com/watch?v=MZsrFp1EqM8
23. Faça um relatório relacionando o tema da música Heal The World e as informações que você obteve com esta atividade.
Com orientação da professora de artes;
24. Crie cartazes propaganda para divulgação da paz e monte um painel.
Com orientação do professor de educação física;
25. Reúna um grupo, escolha uma música que fale de paz e monte uma coreografia para apresentar para as outras turmas. Sugestões:



A Paz - Roupa Nova - versão de Heal The World de Michael Jackson.


Depende de Nós - Ivam Lins - cantada por Balão Mágico


Te ofereço Paz



Paz pela Paz


A Paz - Nando Cordel



Eu quero paz - Claudinho e Buchecha


Soldado da Paz - Paralamas do Sucesso


Paz - Legião Urbana


Nós quremos Paz - Joana
Com orientação da professora de português;
26. Com base nas nossas discussões, escreva um texto analisando como você entendeu esta charge de Jorge Braga que saiu no jornal, O Popular em 01 de outubro de 2001.



_________________________________________________________
07------------------------COMIDA
(TITÃS)
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer, quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade.
(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito)

1-Com orientação do(a) professor(a) de Português, resolva:
a)Justifique o título da música.
b)Qual é a principal “fome” humana? E quais as “causas” da fome?
c)O povo brasileiro tem fome de quê?
d)Você acredita que o dinheiro traz felicidade?
e)Você acha que o prazer pode aliviar a dor? Por quê? Exemplifique.
f)O que “a gente quer por inteiro e não pela metade”?
g)Qual a diferença entre a gente e agente?
h)Explique e exemplifique o emprego do que, quê, porque, porquê, por que, por quê.
i)Como está sendo tratada a questão da fome no Brasil ? Produza um texto com informações que você coletou e refletindo sobre a charge de Jorge Braga que saiu no Jornal O Popular no mês de março de 2003.

Siga as seguintes instruções:
-Pesquise informações sobre o assunto;
-Faça um esquema selecionando as informações que você utilizará no seu texto;
-Observe para que seu texto,as idéias sejam organizadas com começo, meio e fim, facilitando a coesão e a coerência do mesmo;
-Utilize parágrafos curtos, linguagem mais simples e consulte o dicionário e/ou gramática em caso de dúvidas;
-Faça revisão do seu texto, amplie, retire ou substitua algum termo ou expressão para que ele possa ficar ainda melhor.
-Passe-o a limpo e sucesso.
2-Com a orientação do(a) professor(a) de ciências, responda:
a)O que é desnutrição?
b)Que conseqüências a desnutrição traz à saúde do ser humano?
c)Que medidas estão sendo tomadas para combater a desnutrição no Brasil?
d)Faça uma relação de alimentos mais utilizados ou indicados para acabar com a desnutrição de um ser humano. Não se esqueça de relatar as propriedades nutritivas de cada alimento relacionado.
e)Explique o que é uma alimentação balanceada.
3-Com orientação do(a) professor(a) de geografia, faça:
a)Pesquise em jornais e/ou revistas reportagens que tenham como tema a fome ou a desnutrição no Brasil. Recorte-as, ou fotocopie-as e monte um painel de informações na sua sala.
b)Faça a localização, no mapa do Brasil, das áreas em que a população mais sofre com a desnutrição.
c)A agricultura brasileira é riquíssima. Relacione os produtos agrícolas (grãos) que formam a safra recorde deste ano.
d)Explique que é e como funciona a pecuária no Brasil?
4-Com orientação do(a) professor(a) de história, responda:
a)Estabeleça a diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
b)A fome predomina nos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos? Por quê?
c)Quais os países do mundo que têm a fome e/ou a desnutrição com índices alarmantes? Faça um breve relato histórico destes países e apresente para a turma.
5-Com orientação do(a) professor(a) de matemática, realize:
a)Faça uma lista dos nomes dos produtos que compõem a cesta básica de alimentos do Brasil. Faça a cotação de preço destes produtos em três supermercados diferentes de sua cidade e estabeleça o valor de toda a cesta básica.
b)Com base nos cálculos obtidos na pesquisa, calcule a porcentagem do salário mínimo que uma pessoa gastaria para adquiri a cesta básica.
c)Como o próprio nome diz, a cesta é básica, que outros produtos você acrescentaria à relação para que uma pessoa possa se alimentar bem e ter boa saúde. Qual o valor destes produtos? Com este acréscimo, quanto passa a custar a cesta?
d)Assim, um salário mínimo é suficiente para uma pessoa viver bem? Lembrando que não é só a alimentação que é essencial para a sobrevivência humana. E que a cesta é familiar.
6-Com orientação do(a) professor(a) de educação física:
a)Relate os danos que a desnutrição causa à saúde física e mental de um ser humano.
b)Faça um cardápio semanal para uma pessoa que quer manter a forma e ter uma boa saúde.
7-Com orientação do(a) professor(a) de inglês escreva:
a)Um breve texto, dissertando sobre a fome na vida das pessoas.
8-Com orientação do(a) professor(a) de artes, crie:
a)Cartazes retratando a fome no país e cartazes retratando a rica alimentação que o Brasil possui, montando um painel com estes contrastes.

___________________________________________________________
08---------Bom Xibom Xibom Bom Bom
(As meninas)

Bom Xibom Xibom Bom Bom
Bom Xibom Xibom Bom Bom
Bom Xibom Xibom Bom Bom
Bom Xibom Xibom Bom Bom

Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária. (bis)
Onde o rico cada vez fica mais rico,
E pobre cada vez fica mais pobre,
E o motivo todo mundo já conhece,
É que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)

Refrão

Mas eu só quero educar meus filhos,
Tornar um cidadão com muita dignidade.
Eu quero viver bem, quero me alimentar
Com grana que eu ganho
Não dá nem pra melar.
E o motivo todo mundo já conhece,
É que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)

Refrão

01. Esta música se refere a um seríssimo problema brasileiro. Que problema é esse?
02. Escreva o significado das palavras:
a) cadeia
b) hereditária
c) precária
d) cidadão
e) dignidade
03. De acordo com o significado das palavras que você encontrou, responda:
a) Explique a qual cadeia hereditária a música se refere.
b) Por que vivemos numa situação precária?
c) Qual motivo que todo mundo já conhece em que o rico sobe e o pobre desce?
d) Você acha que o povo brasileiro é um verdadeiro cidadão? Por quê?
e) Explique com suas palavras, o verso: “Com a grana que eu ganho não dá nem pra melar”:

04. A maioria da população do Brasil recebe salário mínimo, que hoje é de R$ ,00. Você acha que com esse salário uma família tem condições de viver com dignidade?

05. Para você o que precisa ser feito para reverter esta situação precária em que o Brasil se encontra?

06. O que você pode fazer para ajudar o Brasil combater esta desigualdade social?

07. O que a família deve fazer para educar seus filhos para se tornarem cidadãos com dignidade?

08. Para você, como a escola pode ajudar na formação de um cidadão?

09. Atualmente, veja como está tabela de alguns salários:
1. R$ ,00 – doméstica
2. R$ ,00 – professor
3. R$ ,00 – engenheiro
4. R$ ,00 – deputado

a) Você acha justa esta diferença salarial? Por quê?
b) Você acha que o salário que uma pessoa recebe é sempre compatível com o seu trabalho? E no caso da tabela acima? Explique?
c) O que precisamos para termos melhores salários, ou seja, salários dignos?
d) Na sua opinião, quanto você deveria ganhar para viver com dignidade?
e) Para você, o que é viver com dignidade?

10. Crie situações problemas matemáticos com a tabela de salários acima:
11. O que é greve?
12. Quais são os motivos que levam os trabalhadores a fazer a greve?
13. Você acha certo que o trabalhador faça greve para reivindicar os seus direitos? Por quê?

14. Quais são as conseqüências de um movimento grevista.
a) Para o operário?
b)E para o patrão?
c)E para a população?

15. O que é democracia?

16. Você vive em país democrático? Por quê?

17. Consulte o dicionário e descubra qual a diferença entre autoritarismo e autoridade.

18. Pegue uma letra de música, cujo tema esteja relacionado à realidade do Brasil e faça no mínimo dez questões de interpretação estabelecendo a relação entre a música e a realidade brasileira. Fazer em grupo de 3 pessoas.
_____________________________________________________________
09----------------MEU BRASIL
(Paulo Debétio/Paulo Resende)

Uma luz brilhou no céu
Sobre as caravelas
Que vieram do alto – mar
É o sinal daquela luz
Deu ao navegador a direção da “Vera Cruz”
Foi assim que começou a nossa história
Há quinhentos dias “22 de abril”
O passado está presente na memória
Mas a porta do futuro já se abriu

Meu Brasil
Verde de eterna esperança
Branco de paz, de criança
Azul e amarelo de céu de sol
Meu Brasil
Você tem um grande destino
Embora ainda seja um menino
Já é no planeta o país do futebol
Hey Brasil
Tai o terceiro milênio
Pra nós o seu oxigênio
É mais que um orgulho profundo
Hey Brasil
Seu lema é vencer ou vencer
Aposto que você vai ser a maior nação
Desse mundo

Com orientação da professora de história, responda:
1.Esta música foi gravada por Gian e Giovane para comemorar os 500 anos do Brasil. Hoje o Brasil tem quantos anos?
2.Em que dia, a história registra a chegada dos europeus no Brasil?
3.Como os europeus chegaram aqui, a quinhentos anos atrás?
4.Que nomes eles deram à terra que encontraram?
5.O que os portugueses encontraram na nova terra, ao chegarem?
6.Faça um breve relato sobre o período de colonização do Brasil.
Com orientação da professora de geografia, responda:
7. Faça o mapa do Brasil e localize as regiões e seus respectivos Estados.
8. Faça um paralelo de como era o Brasil na época do desenvolvimento e como é geograficamente hoje.
9. Faça uma maquete ou móbile representando o sistema solar e relate como é composto.
Com orientação da professora de artes:
10.Desenhe a bandeira do Brasil, explicando a representação de suas cores, disposição de suas estrela e os significados.
Com orientação da professora de português, responda:
11.O compositor da música diz: “o passado está presente na memória / mas a porta do futuro já se abriu”. Como você vê o futuro do Brasil?
12.Na música, as cores da bandeira são comparadas a verde – branco – azul – amarelo.
13. Nos versos:
“Meu Brasil
Você tem um grande destino
Embora ainda seja um menino
Já é no planeta o país do futebol”
a) Por que o autor diz que o Brasil ainda é um menino?
b) Por que o autor fala que o Brasil tem um grande destino?
c) Quais as conseqüências do Brasil ser o país do futebol?
I. Conseqüências benéficas.
II. Conseqüências maléficas.
14. Que mudanças precisamos ter para o Brasil crescer no aspecto:
a) político
b) econômico
c) social
d) cultural
e) ambiental
15. Mesmo com a virada para o terceiro milênio, o povo ainda tem orgulho de ser brasileiro. Por quê?
16. Por que o autor diz que o lema do Brasil, principalmente do povo é vencer ou vencer?
17. O que precisa acontecer para o Brasil ser a maior nação desse mundo?
18. O que você, como cidadão, pode fazer para ajudar o Brasil a ser a melhor nação do mundo?
Com orientação do professor de ciências:
19. Explique os versos:
“Hey Brasil
tai o terceiro milênio
pra nós o seu oxigênio
é mais que um orgulho profundo”
20. Qual era o tipo de vegetação do Brasil na época do descobrimento? E como essa vegetação era tratada? E hoje, como está?
21. Quais os costumes alimentares dos moradores do Brasil do descobrimento e da atualidade?
22. E os hábitos medicinais como eram e como são?
Como orientação do professor de educação física:
23. Escreva as regras de uma partida de futebol.
24. Faça um breve relato sobre os mundiais conquistados pelo Brasil.
Como orientação da professora de matemática:
25. Escreva a extensão territorial do Brasil e diga o tipo de medida utilizada.
26. Explique como se faz a contagem do tempo cronológico, ex.: séculos, milênio...
27. Crie situações problemas envolvendo todas as operações matemáticas com base nos números acima.
Com orientação da professora de inglês:
28. “Hey Brasil” explique a utilização de palavras em inglês no nosso vocabulário.
29. Faça uma lista com as palavras mais utilizadas pelo povo brasileiro e que são de origem da língua inglesa.

__________________________________________________________
10------------PLANETA ÁGUA
(Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte
serena do mundo
e que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
e deságua na corrente do ribeirão.

Águas escuras dos rios
que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
e matam a sede da população.

Águas que saem das pedras
no véu das cascatas
ronco de trovão
e depois dormem tranqüilas
no leito dos lagos (bis)

Águas dos igarapés
onde Yara mãe d’água
e misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
virar nuvens de algodão
gotas de água da chuva
alegre arco-íris sobre a plantação
gotas de água da chuva
tão triste são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão,
e sempre voltam humildes profundo da terra (bis)
Terra, planeta água
Terra, planeta água.

Com orientação da professora de Português, responda:
01. Explique o você entendeu da segunda estrofe da música.
02. Explique o que autor quer dizer, quando colocou: Terra, planeta água.
03. Dê o significado das palavras:
a)Igarapé
b)grotão
c)cascatas
04. Crie um texto sobre as conseqüências da falta de água (seca), na vida das pessoas e para o meio ambiente.
05. Você já pensou que a mesma chuva pode ser boa para algumas pessoas e ruins para outras? A chuva pode destruir casas, vidas por causa da inundação (enchentes) e, ao mesmo tempo, beneficiar as plantações que estavam precisando de água. Escolha e cole reportagens de jornais ou revista sobre:
a) Benefícios da chuva;
b) Malefícios da chuva;
Com orientação da professora de Geografia, responda:
06. Da água existente na Terra, 99% não estão disponíveis para uso humano. Qual o órgão responsável pelo saneamento em sua cidade?
07. Pesquise como é tratada a água que você utiliza em sua casa.
08. Você sabe para onde vão os esgotos de sua cidade? Pesquise e explique como ele é tratado e qual a importância desse tratamento para o ser humano.
Com orientação do professor de ciências, responda:
09. A água dos rios poluídos não deve ser usada porque pode causar vários problemas para as pessoas, principalmente doenças. Você conhece algum rio poluído? Você sabe como aconteceu a poluição desse rio? Pesquise.
10. Qual é a importância da água na vida das pessoas? Para que ela serve?
11. Como os seres humanos obtêm a água para o seu consumo e como a devolvem para a Natureza?
12. Sem água não haveria chuva. Você sabe como é que acontece a chuva? Explique com suas palavras o ciclo da água.
13. Você se preocupa em economizar água? Você acha que devemos nos preocupar com isso? Por quê? Tem alguma sugestão de como poderíamos preservar este recurso tão importante?
Com orientação do (a) professor (a) de história:
14. Você sabia que o Brasil detém 17% de toda a água doce superficial do planeta?
Mas 80% da água disponível para uso estão na região amazônica e os 20% restante distribuídos desigualmente pelo restante do país para atender à 95% da população brasileira.
Devido a isso, em muitas regiões do Brasil e do mundo, as populações enfrentam sérios problemas causados pela falta de água.
Isso acontece onde você mora? Você conhece ou já ouviu falar de algum lugar onde é freqüente este tipo de problema?
15. Faça uma pesquisa dos países que mais sofrem por falta de água. Relate como vive a população destes países nos aspectos sociais, econômicos, políticos. Apresente o resultado de sua pesquisa para turma.
16. Pesquise a história dos maiores rios do mundo em extensão (Rio Nilo) e em volume de águas (Rio Amazonas).
17. Explique como ocorre a pororoca.
Com orientação da professora de Artes:
18. Monte um painel ilustrativo do livro literário: A nuvem de Lúcia Pimentel Góis da editora do Brasil. Utilize retalhos de papéis, tecidos, tintas, algodão...
Com orientação do professor de Educação Física:
19. Veja a importância da água na manutenção do corpo humano. Escreva como ocorre a desidratação.
20. Relate como e por que deve-se fazer a reidratação do corpo na pratica de esportes.
Com orientação da professora de matemática:
21. Analise o talão de água de sua casa, faça a leitura de todos os seus dados.
22. Faça uma tabela com os valores das contas de todos os alunos e crie situações problemas envolvendo-as.
Com orientação da professora de inglês:
23. Escreva um breve texto em alerta à preservação da água e monte cartazes propaganda com slogans. Exponha os cartazes com seus colegas.
_________________________________________________________________

15 comentários:

Unknown disse...

Adorei todas as atividades. Muito instrutivo e dinâmico. Parabéns!

Lupedancer disse...

Excelentes atividades! Músicas diversificadas com atividades interessantes.....Parabéns!

Se tiver outras músicas com interpretação para ensino fundamental e médio, agradeço.

Usarei todas! Obrigada

Edxérlin disse...

Amei seu blog vou utilizar em minha sala. Obrigada.

Edxérlin disse...

Amei seu blog vou utilizar em minha sala. Obrigada.

Unknown disse...

Estou conhecendo o Blog hoje.
Parabéns pelas atividades e pela interação entre disciplinas.

Arlete disse...

Parabéns! Esta é a primeira vez que visito o seu blog. Amei essas atividades com músicas. Elas tornam as aulas bem mais dinâmicas. Obrigada por partilhar conosco.

Anônimo disse...

Parabéns! amei!era o que eu estava procurando.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Black Min disse...

Mp3tomato is a website that supports downloading music for free. You can download your favorite songs here: https://mp3tomato.com/

Patricia barbosa disse...

Parabéns pelo blog. Se houver mais músicas será de grande utilidade.

Unknown disse...

só gostaria que tivesse gabarito

Unknown disse...

Amei .Muito bom.

Unknown disse...

Vai ser ótimo pra eu me preparar para fazer a oficina de leitura e interpretação

Unknown disse...

Ótimas atividades.

Unknown disse...

Excelente ideia, ótima atividade valeu!