quarta-feira, 7 de abril de 2010

Atividades com Filmes

Filme - Vida de Inseto



Filme : Vida de Inseto
Direção:John Lasseter
Duração:96 minutos

Sinopse :No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

Atividades sobre o filme Vida de Inseto

01- Flic diz á rainha: “ ___ Alteza , falhas acontecem.”
a) Como você vê as falhas dos outros?

02- A rainha das formigas diz que deve-se aceitar as coisas como são: “É assim mesmo nosso carma na vida.”
a) Você aceita tudo sem questionar? Por quê?
b) Você resiste ás mudanças ou aceita e luta por elas? Por quê?

03- Qual foi significado da pedra no filme?

04- No filme aparece, sempre a palavra esquema. Consulte o dicionário e escreva o significado de:
a) Esquema:
b) Sistema:
c) Sociedade:

05- As formigas, as abelhas são insetos que vivem em colônias, ou seja, tem uma organização social.
Explique com suas palavras como se dá esse processo.

06- Geralmente as espécies que vivem em sociedade têm uma hierarquia de poder. Como é esta hierarquia de poder no filme? E no Brasil?

07- Em conseqüência desta hierarquia de poder, existe muita discriminação pessoal, racial, profissional. Cite exemplos disso no filme e na vida real.

08- O puxa saquismo é uma pratica constante na luta pelo poder: Que cenas do filme demonstram isso?

09- Em nosso dia-a-dia isso acontece? Exemplifique.

10- O autoritarismo dos chefões e ignorância (ausência do saber) ou medo da maioria da população cria a subordinação dos mais fracos perante os mais fortes, facilitando a exploração em todos os aspectos: intelectual, físico, profissional. Que cenas do filme refletem essa realidade.

11- O medo, a covardia reforçam esta subordinação, tornando, muitas vezes, indivíduos em “capachos” fiéis aos chefões que dão ordens arbitrárias que são obedecidas sem questionar: Isso acontece no filme, em que cenas?

12- O que o gafanhoto quis dizer com. “Preciso manter as formigas na linha.”?

13- As formigas são conhecidas como uma colônia onde as regras não podem ser rompidas, tudo segue a tradição e nada pode ser diferente. Ao buscar ajuda para, o problema, Flic quebrou a tradição. Por quê?

14-Você procura por ajuda quando precisa? Por quê?

15- Flic sofre, sofre-se sente fracassado e tenta desistir. Você acha certa a atitude de Flic ou não? Por quê?

16- Você costuma desistir quando a situação que você está enfrentando fica muito difícil? Por quê?

17- O filme mostra a violência como demonstração de força, de poder quando gafanhoto diz “Esmagar a rainha para não esquecer quem é que manda”. Você acha isso certo? Por quê?

18- O gafanhoto diz á formiga que “ idéias podem ser muito perigosas”. Por quê?

19- No formigueiro o trabalho é coletivo e até na hora de derrotar os gafanhotos eles estiveram unidos. Você acredita que a união faz a força? Por quê?

20- Que mensagem este filme deixa para sua vida?

21- Cite quais insetos do filme, apresentam metamorfose completa e incompleta.

22- Como vivem as maiorias dos insetos? No filme a relação entre os diferentes tipos de insetos é igual realmente acontece na natureza? Relate esta relação:

23- Cite dois tipos de insetos que aparecem no filme que podem ser úteis ou prejudiciais aos interesses humanos. Dê dois exemplos para cada um desses casos.

24- Faça um desenho que represente o filme:

25- Fazer uma narração do filme em detalhes, seguindo toda a estrutura de uma boa narração.

___________________________
Filme: Ela dança, eu danço


Filme: Ela dança, eu danço
Direção: Ane Fletcher
Duração: 103 min





Sinopse: Após depredar um colégio, Tyler Gage (Channing Tatum) é enviado para fazer serviços comunitários em uma escola de artes. Lá ele conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma bela aluna de dança moderna que precisa urgentemente de um novo parceiro. Tyler está acostumado com as danças de rua, mas reluta à idéia de ser o novo parceiro de Nora. Aos poucos ele aceita a idéia e passa a se envolver com Nora.


Atividade sobre o Filme: Ela dança, eu danço
01-Consulte o dicionário e escreva os significados da palavra dança.
02-De acordo com o título do filme “Ela dança, eu danço”, pode-se observar que há um duplo sentido. Explique de forma clara quais podem ser esses sentidos.
03-O que leva Mac, Tyler e Sknny a destruirem o teatro da escola de arte?
04-Por que Tyler assumiu a culpa sozinho?
05-Que punição Tyler recebeu por Vandalismo na escola de dança?
06-O fato de Tyler, simplesmente, prestar serviço comunitário mudaria sua forma de vida? Por quê?
07-Como era a família de Tyler?
08-A diretora Gordon perguntava a Tyler se ele fazia ideia das consequências de seus atos. E você pensa nas consequências antes de tomar suas atitudes? Por quê?
09-Como era o relacionamento de Nora com a mãe?
10-Como Sknny, Mac e Tyler se divertiam no início da trama?
11-Você concorda que a “molecada de hoje não tem respeito, nem lealdade”? Por quê?
12-Por que a atitude de Mac foi de raiva ao ver seu amigo ensaiando na escola de dança?
13-Tyler sempre ouvia”não te vejo tentando nada”, “você larga tudo que começa”, não leva nada a sério. Estas palavras poderiam reforçar a negatividade na vida dele? Por quê?
14-Como você vê a atitude de Bratt ao assinar o contrato musical sozinho?
15-Qual foi a reação de Milles ao saber da atitude de Bratt? E se fosse com você como que reagiria?
16-Ao ver seu namorado Colin beijando outra garota, Lucy diz:
- Não comentou nada com ninguém né, isso acontece com os músicos.
E Milles responde:
- Você não tem que explicar nada para mim, se quer ficar com alguém que não lhe dá o valor que você merece, isso é problema seu. Você é inteligente o bastante para saber que merece mais.
E você, nesta situação, tomaria a mesma atitude de Lucy? Por quê?
17-Tyler diz a Mac que quando um cara dá as costas aos amigos merece uma segunda chance. Você tem a mesma opinião? Por quê?
18-O que a morte de Sknny representa no enredo do filme?
19-O que mudou na vida de Mac e Tyler após a morte de Sknny?
20-Por que Mac diz a tyler: “ a gente tava se torturando antes de Sknny morrer”?
21-Tyler diz:
- A gente tá fazendo o melhor que pode.
E Mac responde:
- Você acredita nisso mesmo? Acha que a gente tá fazendo o melhor que pode?Eu quero ser melhor, eu posso ser melhor.
E você também quer ser o melhor? O que você tem feito para se tornar melhor como pessoa?
22-A diretora Gordon disse a Tyler que se ele quisesse alguma coisa teria que lutar por ela. E você luta pelo que você deseja?
23-Você no lugar de de Tyler aproveitaria uma segunda chance para o seu crescimento? Por quê?
24-Como você vê o preconceito entre as classes sociais, quando no filme eles se referem aos burgueses?


_________________________________________________________________

Filme : Duelo de Titãs


FILME – DUELO DE TITÃS
Direção – Boas Yakin e Jerry Bruckheimer
Duração – 113 min







Sinopse:Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os Titãs. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, um técnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão.Carismático, porém determinado, Herman resolve levar os jogadores para acampar por duas semanas. Lá eles são treinados rigorosamente, tanto fisicamente como em unidade do time, forçando-os a viver e trabalhar juntos.


Atividade sobre o Filme Duelo de Titãs

01-Pesquise e conceitue:
Miscigenação racial Crioulo
Preconceito Raça
Etnia Integração
02-Explique como o filme Duelo de Titãs apresenta a integração racial em Alexandria.
03-A discriminação racial acontece em todas as raças: “- honestidade nunca foi o forte dos brancos”, “- Não quero jogar com nenhum macaco”.
Nestas falas do filme, este preconceito se evidencia. Escreva outros exemplos que você conhece.
04-No filme expressões como crioulo, macaco são usadas para denominar o negro. Que outras expressões são usadas para representar os negros de forma pejorativa?
05-Em uma discussão entre Julius e Gerry, quando Gerry questiona a atitude de Julius perante o time, ele responde: “- Ninguém está jogando e eu é que tenho que me matar pelo time? Que time?”.
Explique o que é um time e liste pelos menos cinco características de um verdadeiro time.
06-Como era a postura de trabalho dos dois treinadores?
a)Bill Yoast
b)Herman Boone
07-Bill Yoast diz a Herman Boone que trabalhando juntos, ele aprendeu a “respeitar mais a alma de um homem do que a cor.” Explique como e dê sua opinião.
08-De acordo com a estrutura narrativa qual é a importância de Sheryl Yoast no enredo?
09-Loue Lastik diz que nunca vai conseguir tirar nota cinco e entrar para a faculdade, pois ele é um franco ignorante, um caipira imprestável.
a)Ao longo da narrativa essa opinião se altera? Como? Por quê?
b)Qual era o segredo de Lastik e o técnico Boone? Quais as consequências deste segredo?
10-Qual é o comportamento de Petey durante o campeonato e como isso reflete no time?
11-Para vencer, eles precisavam se unir. Esta frase pode resumir a mensagem que o filme passa? Por quê?
12-Pesquise sobre a Batalha de Gettysburg e escreva.

Nenhum comentário: