Colcha de Retalhos - Dinâmica
Vamos iniciar este encontro pedindo bênçãos celestes sobre
cada um de nós, vamos pedir para que o Espírito Santo possa nos conduzir, nos
orientar para que possamos aproveitar bem o dia de hoje e que possamos cresce
no nosso trabalho, seja qual for nossa função na escola.
LEITURA BÍBLICA – Primeira Carta de Paulo aos Coríntios –
Cap.12: 4-11.
4 Ora há diversidades de dons, mas
um mesmo é o Espírito;
5 há diversidades de ministérios, e um mesmo é o Senhor;
6 há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para proveito.
8 Pois a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro a palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito;
9 a outro fé, no mesmo Espírito; a outro dons de curar, em um só Espírito;
10 a outro operações de milagres; a outro profecia; a outro discernimento de espíritos; a outro diversidades de línguas, e a outro interpretação de línguas;
11 mas todas estas coisas opera um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz.
Vimos na leitura que temos diferentes dons, maneiras diferentes de servir, diferentes habilidades para o trabalho, mas o espírito é o mesmo.
5 há diversidades de ministérios, e um mesmo é o Senhor;
6 há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para proveito.
8 Pois a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro a palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito;
9 a outro fé, no mesmo Espírito; a outro dons de curar, em um só Espírito;
10 a outro operações de milagres; a outro profecia; a outro discernimento de espíritos; a outro diversidades de línguas, e a outro interpretação de línguas;
11 mas todas estas coisas opera um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz.
Vimos na leitura que temos diferentes dons, maneiras diferentes de servir, diferentes habilidades para o trabalho, mas o espírito é o mesmo.
Colcha de Retalhos toda colorida – simbolizando a nossa
alegria de estarmos reunidos para este encontro.
Retalhos diferentes – representando os diferentes dons,
diferentes habilidades que temos na vida escolar, mas todos são importantes,
quando colocados em prática na educação.
Juntando cada retalho formou-se a colcha, assim como cada um
de nós, com nossos dons, forma o corpo docente da educação (nome da escola).
Retalhos maiores – funcionários líderes guiam a
educação, que estão à frente, tentam animar, ajudar os colegas.
Retalhos pequenos – não quer dizer que são menos
importantes, são os funcionários que agem às vezes achando que o seu trabalho é
menos importante.
Retalhos fortes – educador alicerce, mesmo quando as
coisas não vão bem eles tentam animar o grupo, na tentativa de superar os
obstáculos.
Retalhos fracos – representam aqueles educadores que
não têm muita estrutura diante das provações, que precisam sempre do apoio do
grupo (retalhos fortes).
Retalhos apagados – representam aqueles funcionários
que fazem tudo na escola, mas nunca aparecem.
Emendas- um retalho ligado ao outro para
formar a colcha – simbolizam a união e o companheirismo, aceitação, o respeito
mútuo que deverá ter entre todos os membros de uma escola para a qualidade do
ensino.
Acabamento – simboliza as autoridades
(municipais ou estaduais, diretora, secretária, coordenadores) a quem nós
pedimos “socorro”, apoio nas dificuldades, nos problemas que surgem.
Forro – todo o sustentáculo dos retalhos ,
simboliza o nosso Mestre Maior Jesus Cristo, que fortalece, nos dá ânimo para
que possamos assumir com dignidade, coragem a nossa missão de educadores.
Conclusão - De qual retalho eu faço parte? Sou
um forte? Fraco? Colorido? Sem cor, apagado?
Os dons que Jesus colocou em minhas mãos, eu os coloco a
serviço da minha escola? Comunidade? Colegas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário