segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sexualidade






Este é um breve relato do Projeto Sexualidade, que foi desenvolvido na escola e que mostrou que com a participação da equipe pode-se fazer a diferença na orientação da juventude.


Projeto Sexualidade

A turma do oitavo ano A esteve no Laboratório Escolar de Informática para realizar a conclusão do trabalho tema Gravidez na Adolescência. Nesta turma, este tema foi desenvolvido, pois uma das alunas que acabou de completar quatorze anos está grávida de três meses e com problemas de relacionamento com a família que não quer aceitar o bebê.
Atividades desenvolvidas:
- Audição e interpretação da música Xote das Meninas com Gilberto Gil;
- Exibição e debate do filme Turbulentos anos da adolescência;
- Dinâmica de grupo “Contatos Perigosos”;
- Pesquisas sobre o tema na Internet;
- Produção de texto livre para composição do jornalzinho informativo.
Enquanto a professora de português trabalhava a música
Xote das Meninas, a professora de ciências concomitantemente trabalhava as transformações no corpo das meninas na puberdade e na gravidez, o que despertou muito interesse e todos, embora se apresentassem envergonhados ao fazer perguntas.
Na projeção do filme Turbulentos Anos da Adolescência, os alunos ficaram meio decepcionados porque esperavam ver o corpo de um homem e uma mulher de verdade e o filme apresenta desenhos. Mas o conteúdo do filme gerou um debate muito bom sobre o respeito com o seu corpo e com o corpo do outro, ter um namoro mais calmo valorizando a pessoa, seu caráter e não só seu corpo e o sexo. Houve relatos importantíssimos, claro sempre acontecia com um amigo ou amiga e nunca com um dos alunos.
A inibição foi passando e mais a vontade os alunos demonstravam preocupados em saber sobre os métodos contraceptivos. Então, além das informações passadas através da aula expositiva com cartazes, foi realizada a dinâmica “Contatos Perigosos” em que cada aluno recebe um símbolo e dançando se aproximam uns dos outros e quando a música para cada um forma dupla com o outro e registra na fichinha recebida o símbolo do seu parceiro de dupla e assim sucessivamente várias vezes. Ao final, passa-se no quadro o que representa cada símbolo, exemplo: (1) Sadio / (2) AIDS / (3) Hepatite C / (4) Sífilis e assim por diante. Quando os alunos perceberam que se fosse verdade teriam contraído várias doenças “pois tiveram contato com muitos parceiros” ficaram preocupados e então concluíram que a prevenção não é só para evitar uma gravidez indesejada, mas principalmente para evitar as DSTs.
Num primeiro momento no laboratório de informática os alunos pesquisaram sobre o tema e num segundo mento produziram textos sobre o aspecto do tema que mais lhe chamou atenção. Alguns produziram acrósticos, outros poemas e até narrativas.
O trabalho foi um sucesso, envolvendo os professores de português, de ciências e a dinamizadora de informática. Houve uma ótima participação dos alunos que se interessaram muito pelo assunto.

Um comentário:

Maria das Graças disse...

Olá Nubya!!
Esse tema é pertinente, muito importante a iniciativa de vocês
A forma como foi trabalhão o tema foi bem interessante
Participo do Clube do Professor e nesses dois últimos encontros trabalhamos esse tema.
Veja as sugestões de trabalho que postamos lá, entrem e dê uma olhada.
http://clubprofessorgyn.blogspot.com