Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias
inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o
mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as
ideias assimiladas em nossas mentes. Quando nós nascemos no mundo conhecidos
por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível
nós já temos as ideias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para
serem utilizadas é necessário
“relembrar” as ideias já conhecidas através do mundo inteligível. Para Platão
existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião,
raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da
filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer
filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa
que nós chegamos a verdadeira realidade. Para Platão o conhecimento sensível (
crença e opinião ) é apenas uma da realidade, como se fosse uma visão dos
homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento
intelectual (raciocínio e indução) alcança
a essência das coisas, as ideias.
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as ideias são
adquiridas através de experiência, na
realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos
filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais
ideias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um
filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos,
como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é
através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos.
Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento:
sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o
conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus
citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é
continuação do outro, a única separação existente é entre as seis primeiras
formas e a última forma pois a intuição é puramente intelectual, mas isso não
quer dizer que as outras formas não sejam verdadeiras mas sim formas de
conhecimento diferentes que utilizam coisas concretas.
Podemos defender Aristóteles, dizendo os problemas sobre a teoria das
ideias apresentada por Platão, como por exemplo, sua teoria diz que você vem ao
mundo com suas ideias já formuladas e que essas ideias são intemporais, e como
Platão explica diferentes ideias sobre o que é justiça? Ideia que segundo ele é
inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.
Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as ideias
não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a
experiência e nem todos tem as mesmas experiências.
A teoria Platônica não permite a introdução de novas ideias no mundo
inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de
novas ideias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria
Aristotélica mais defensável.
Neste texto de Paulo Tadeu da Silva, pode-se dizer que para
Aristóteles o conceito de escola seria o resultado da observação sistemática
das diferentes instituições às quais se atribui o nome escola. Somente dessa
maneira, para Aristóteles, o conceito de escola pode ter sentido universal, já
que reúne em si a estrutura essencial aplicável ao conjunto das múltiplas
escolas concretas existentes no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário