quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pai Nosso, oração da esperança

Pai Nosso, oração da esperança
Voz- PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU.
Todos- E também conosco. Na tua presença e com espírito fraterno realizamos os trabalhos e celebramos os Teus louvores.
Voz- SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
Todos- Que te louvem as pessoas e se reconheçam filhos Teus ao sentirem alcançados pelo Teu amor de pai revelado em nosso amor de irmãos.
Voz- VENHA A NÓS O TEU REINO.
Todos- Aquele reino que JESUS anunciou e começou o reino da paz no amor, na justiça, e na libertação. O Reino, cuja construção, confiastes a cada um de nós.
Voz- SEJA FEITA A TUA VONTADE NA TERRA E NO CÉU.
Todos- Solidários, compartilhemos os fardos com nossos companheiros de trabalho, na esperança, pelos caminhos da liberdade, comprometida no amor.
Voz- DÁ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
Todos- O pão da mesa familiar. O pão da verdade e da amizade. O pão da justiça e da liberdade. O pão dos ideais e dos valores que dão sentido à vida.
Voz- PERDOA-NOS AS NOSSAS OFENSAS COMO PERDOAMOS QUEM NOS TEM OFENDIDO.
Todos- Perdoa as nossas mediocridades e nossas limitações culpáveis, porque com elas empobrecemos nossos irmãos. Perdoa nossos desalentos e nossas impaciências que medem a pobreza de nossa fé, de nosso amor e da nossa esperança.
Voz- NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO.
Todos- A tentação de não amar, de buscar a nossa glória e não a Tua, de assegurar o nosso reino antes que o Teu, de preferir o nosso capricho à Tua vontade, de reter o pão de nossos irmãos famintos, de perdoar tão pouco.
Voz- LIVRAI-NOS DO MAL.
Todos- De tornar-nos independentes de Ti, Senhor, e, sobretudo, do mal de não saber amar.
Voz- AMÉM.
Todos- Sim. Pai. Assim o que queremos. Assim o que pedimos. Assim o que esperamos, porque Tu queres e juntos o tornaremos possível.

Todos- ASSIM SEJA.

Pai Nosso

O Pai Nosso - Um estudo baseado no modelo de oração que Cristo nos deixou no livro de Mateus.
O Pai Nosso... 

“Pai nosso, que estás nos céus” -- Em primeiro lugar, precisamos sempre reconhecer com quem estamos falando. Ele (Deus) é o nosso Pai celestial. Devemos nos dirigir a Ele com respeito assim como devemos tratar o nosso pai terreno com respeito. Ele é o único e verdadeiro Deus que criou todas as coisas no universo, inclusive a nós mesmos. Ele nos ama e precisamos mostrar o nosso amor por Ele. 

“Santificado seja o teu nome” -- Temos que enxergar Deus como um Ser sagrado, santificado, consagrado, digno de louvor, honra e glória! 

“Venha o teu reino” - Reconhecemos o Seu reino que está por vir. Oramos para que Cristo volte em breve e estabeleça o Seu reino terreno onde vamos reinar com Ele por toda a eternidade. 

“Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” – Precisamos orar para que a Sua vontade seja feita em nossas vidas, para que possamos trazer glória a Ele aqui na terra da mesma forma em que Ele é glorificado no céu. Precisamos fazer as coisas de Sua maneira, em vez de egoisticamente fazer tudo do jeito que queremos, apenas para satisfazer nossos próprios desejos. 

“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” -- Devemos pedir ao nosso Pai que cuide das nossas necessidades a cada dia, assim como Ele nos prometeu em Sua Santa Palavra. Sua Palavra diz que não temos porque não pedimos. Naturalmente, precisamos primeiro conhecer a Deus através do Seu Filho, o nosso Senhor e Salvador pessoal. Se não conhecemos a Cristo, Deus não vai reconhecer o nosso pedido de provisão diária. 

“Perdoa-nos as nossas dívidas (transgressões), assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (transgressores)” – Esse versículo fala sobre o perdão entre as pessoas com que nos associamos, vizinhos, amigos, familiares e entes queridos. Qualquer pessoa em nossas vidas com quem entramos em contato em situações sociais ou de negócios também fazem parte desse grupo. Se não podemos perdoar os outros, como podemos esperar que nosso Pai celestial nos perdoe? 

“Não nos deixes cair em tentação” -- Precisamos pedir ao nosso Pai celestial que nos ajude a reconhecer cada coisa perversa, cada tentação diante de nós. Precisamos de ajuda para que possamos nos concentrar em nosso Pai, e ver o mal em que podemos cair, pois esse mal é uma armadilha preparada por Satanás para nos baixar ao seu nível. 

“Mas livra-nos do mal” -- Ajude-nos, querido Pai, a ficar longe daquele mentiroso e enganador. Ajude-nos a ver claramente o caminho em que o Senhor quer que cada um de nós andemos. Pelo poder do Espírito Santo que habita dentro de nós, devemos pedir que nunca nos desviemos da Sua vontade e do Seu caminho...

O Pai Nosso – Um final glorioso
Alguns comentaristas acreditam que o final do Pai Nosso- "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre" - foi acrescentado por alguém que não era o autor original. Se isso é verdade ou não, esta última frase simplesmente enfatiza mais louvor e glória a Deus Pai – então é absolutamente bíblica... que fim glorioso de um modelo de oração a Deus!



Nenhum comentário: