segunda-feira, 14 de maio de 2012

Filosofia Moderna


O desenvolvimento da ciência  moderna inseriu-se em um contexto de questionamento sobre os critérios e métodos para elaboração de um conhecimento verdadeiro. Por essa razão, o processo de conhecer em si mesmo passou a ser investigado e discutido intensamente por boa parte dos principais filósofos. Essa discussão concentrou-se entre os séculos XVII e XVIII. Em consequência, a Idade Moderna tornou-se o período em que se formularam algumas das principais gnosiologias, ou teorias a respeito do conhecimento, da história e da filosofia. A Filosofia Moderna é o período conhecido como o grande Racionalismo Clássico, caracterizado pelo ceticismo originado do pessimismo teórico que duvida da capacidade humana para conhecer a realidade exterior e o homem. É o surgimento da teoria do conhecimento ou Epistemologia com os seus problemas fundamentais como se é possível o conhecimento de si mesmo e do mundo.
De meados do século XVIII ao começo do século XIX compreende a Filosofia da Ilustração ou Iluminismo. Este período também crê nos poderes da razão, igualmente denominada de “As luzes”, é a etapa de afirmação do ideário burguês de sociedade e da crença na maioridade humana por meio do uso da razão. A razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso, e o homem é um ser perfectível, na medida em que consegue se liberar dos preconceitos religiosos, sociais e morais por meio do avanço das ciências, das artes e da moral laica. Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e felicidade social e política.
A Filosofia Moderna, a partir do início do Renascimento, no século XV, frequentemente é subdividida em:
---renascentista – Maquiavel, Montaigne, Giordano Bruno, entre outros;
---do século XVII – Francis Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, entre outros;
---do século XVIII ou iluminista – Locke, Bertkeley, Hume, Kant, Rousseau, Voltaire, entre outros.
Fonte: Gilberto Cotrim e  Marilena Chaui

Um comentário:

Kelen Strong disse...

Paz,

Por considerar seu blog com conteúdo e bastante instrutivo, venho convidar-lhe a fazer parte de um blog que recentemente fiz parceria.
O método é interessante, pois este mesmo divulga uma série de outros blogs por categorias. Ex: Educação - História - Teologia etc...

Vale a pena conferir

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
http://www.marquecomx.com.br/

Em Cristo,

***Lucy***