CENTRAL DO BRASIL, (1998)filme nacional, com direção de Walter Salles,
com duração de 112 minutos. Retrata mulher que escreve cartas para analfabetos
na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino, após a
morte da mãe por atropelamento, a encontrar o pai no interior do nordeste.
01-As
personagens Ana e Pedro estabelecem uma ligação pessoal através de cartas.
Infelizmente, nem todos brasileiros podem se comunicar de maneira. O filme
Central do Brasil retrata essa realidade. Assista ao filme e depois junte-se a
um colega para conversar sobre os seguintes tópicos.
a)Qual
é o tema do filme?
b)Que
conflito desencadeia a trama narrativa?
c)Quem
são as personagens principais? Qual sensibiliza mais o espectador na opinião de
vocês?
d)A
narração cinematográfica apresenta, além do texto, outros elementos(imagens,
movimento, sonoridade...) através dos quais a história se desenvolve. Na
opinião de vocês, esses elementos ajudam na compreensão da mensagem?
Justifique.
e)Que
sensações o enredo, as ações das personagens, as emoções e os sentimentos
mostrados nos filme despertaram em vocês?
02-Na
opinião de vocês, assistir a um filme também pode ser considerado um tipo de
leitura? Justifiquem.
03-Escreva
o nome do diretor do filme Central do Brasil.
04-Quais
são as personagens principais do filme e quais os atores que representam estes
personagens?
05-Quais
os nomes das pessoas que compõem a família do menino?
06-O
que Dora fazia para sobreviver?
07-Você
a considera honesta ao trabalhar? Por quê?
08-Como
Josué tratava Dora?
09-Com
a morte da mãe, como Josué passou a viver?
10-Como
você acha que vive os menores abandonados no Brasil? E o que deve ser feito
para pelo menos amenizar os problemas dos menores abandonados?
11-Qual
a intenção de Dora ao levar Josué para a casa dela?
12-O
que faz Dora mudar de idéia depois que vende Josué?
13-Qual
a influência de Josué na vida de Dora e de Dora na vida de Josué?
14-Como
são as pessoas que mandam carta através de Dora?
15-A
carta sempre esteve presente na vida de Dora. Cite duas passagens que
comprovem esta afirmação.
16-O
enredo do filme retrata a realidade do Brasil no Rio de Janeiro e no Nordeste.
O que ele mostra em comum na vida das pessoas em ambos os lugares?
17-O
fato de inúmeras pessoas precisarem de uma outra pessoa para escreverem cartas
para elas representa o quê?
18-Caracterize
as personagens principais através de seus exteriores e interiores.
19-Como
é o ambiente(lugar) onde se passa a história?
20-O
filme apresenta o problema do tráfico de crianças. Como você vê este crime no
Brasil? E o que precisa ser feito para solucioná-lo?
21-Dora
era uma professora aposentada que escrevia cartas para ajudar no orçamento. Por
que ela necessitava reforçar seus rendimentos?
22-Como
são tratados os professores no Brasil?
21-Qual
é o tipo de família retratada no filme?
A Vila é um filme
muito forte, em que as pessoas para fugirem dos problemas da vida em sociedade
tentam se isolar, acreditando que assim encontrarão a tão sonhada felicidade.
Assim, surge A Vila, mas os problemas também chegam até lá e eles vão buscar soluções
além das fronteiras.
Filme
muito rico, que levam às pessoas a refletirem sobre suas próprias vidas.
Ver
o filme com atenção e responder aos
seguintes questionamentos, para posterior debate na sala de aula.
"A Vila", de M. Night Shyalaman (2004)
Em plena civilização urbano-industrial, pessoas decidem
fundar uma vila totalmente isolada, distante das cidades, onde pudessem
cultivar valores das comunidades de pioneiros do passado, um tipo de
falanstério, comunidade utópica, sem dinheiro e valores de novo tipo,
administrada por anciãos, buscando fugir dos problemas da sociabilidade
estranhada do mundo burguês. Entretanto, para impedir que os jovens saiam do
território da vila, eles cultivam o medo,
inventando mitos a respeito de criaturas da floresta que devoram aqueles que
buscam se dirigir às cidades. Drama fantástico de critica sutil à sociabilidade
degradada do capital que leva pessoas a buscarem no passado perdido, formas
novos modos de vida alternativos à da civilização burguesa. Para sustentar a comunidade
são obrigados a cultivar o medo
recorrendo a artifícios fantásticos. A vila é uma cidadela do século 18 cercado
pelo século 21. Suas imagens evocam a colonização dos EUA. Na verdade, colocam
o problema da sobrevivência do sonho americano na época da crise estrutural da
hegemonia global dos EUA. O jovem diretor americano, um dos melhores da
atualidade, nos conduz a uma fábula
poética (e trágica), de profundo lastro político, da civilização
norte-americana, imersa em medos e sonhos perdidos. Suas imagens são
melancólicas e os detalhes do filme sugerem mais do que as simples convenções
do suspense de Hollywood.[topo]
(2005)
ATIVIDADES
A VILA
PRODUÇÃO: Seott Rudin e Sam
Mercer
DIREÇÃO: M. Noght Shyamalan
DURAÇÃO: 108 minutos
aproximadamente
01-Qual motivo da morte da
criança, Daniel Nicholson, de 07 anos?
02-O que representa o som vindo
da floresta?
03-Por que Noah Percy fica feliz
quando ouvi o som vindo da floresta?
04-O que é a floresta de
Covington?
05-As pessoas da vila são
felizes? Em que trabalham?
06-Por que à noite os moradores
acendem tochas e ficam de guarda na torre?
07-Para que servem os sinos?
08-O que significava o
carneirinho morto sem pele?
09-As crianças acreditam que algo
ou alguém poderia fazer mal a elas? O que é?
10-O que ou quem eram aqueles
que não mencionamos?
11-Qual é o acordo entre os
moradores da vila com aqueles que não mencionamos?
12-Quem governava a vila?
13-Quem era Lucius Hunt? E por
que ele desejava atravessar a floresta?
14-O que fazia Lucius Hunt
acreditar que as criaturas da floresta não lhe fariam mal?
15-O que significava as caixas
pretas dentro das casas?
16-Qual o significado para os
jovens, de ficar de costas para a floresta proibida, no limite
entre ela
e a vila, o maior tempo possível?
17-Noah Percy – Quem era? Qual
era o pior castigo para ele?
18-Quem era Ivy Walker e como ela
via as pessoas?
19-Quais são os segredos dos
anciões da vila?
20-Qual o significado da cor
amarela nas capas e bandeiras na divisa entre a vila e a
floresta
proibida?
21-Por que Ivy e Kitty estavam olhando uma criança?
22-Por que Ivy estende o braço, quando sabia que a vila
estava sendo invadida por aqueles
que não
mencionamos?
23-Qual o significado de se jogar meia banda de um animal na
floresta proibida(cerimônia
da carne), e
juntos levarem crianças para ver?
24-Mesmo estando Kitty Walker casada, Ivy Walker, sua irmã,
pediu-lhe permissão para
com Lucius
Huntt. Por quê?
25-O que levou Noah Percy a tentar contra a vida de Lucius
Hunt?
26-Como Ivy Walker, sendo totalmente cega, conseguia andar
tranqüilamente pela vila sem
topar em nada?
27-Por que sendo proibido a todos da vila atravessar a
floresta proibida (Covington) para ir
às cidades, o
senhor Edward Walker autoriza sua filha Ivy a fazê-lo para trazer
remédios para
Lucius Hunt?
28-Edward Walker confiou os segredos dos anciões e da vila à
sua filha Ivy. Por quê?
29-Noah Percy veste a roupa dos monstros e tenta matar Ivy
Walker. Por quê?
30-Qual o maior medo dos anciões?
31-Dois jovens, Christop e Finton, são enviados juntos com
Ivy para atravessar a floresta
proibida e
buscar remédios na cidade. Mas, os dois com medo abandonam Ivy sozinha
na floresta. Por
quê?
32-Ivy Walker conseguiu continuar sozinha. Por quê?
33-Qual o significado de Ivy ter ficado de costas para o
monstro?
34-Qual foi o motivo do senhor Walker ter pedido para a
filha não contar nas cidades onde
a vila ficava?
35-Qual o significado do muro em torno da floresta de
Covington?
36-Quem eram os anciões antes de irem morar na vila?
37-O que era o Centro de Ajuda?
38-O que era a reserva Walker de animal?
39-Por que o guarda florestal resolve ajudar Ivy Elizabeth
Walker?
40-Por que o senhor Walker sabia que o relógio ajudaria?
41-O que representa os remédios para as pessoas da vila e
para Lucius?
42-Para finalizar, vamos trazer A Vila para a vida real. Ela
pode ser comparada a algum tipo de estilo de vida de hoje? Qual?
Um
excêntrico capitalista, proprietário da fábrica de chocolate Willy Wonka,
interpretado por Johnny Deep, promove concurso internacional para escolher
aqueles que vão fazer um tour
em sua fantástica fábrica. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket,
encontram os bilhetes dourados em barras do chocolate Wonka e ganham a visita.
Maravilhado com tudo o que vê, Charlie fica fascinado pelo mundo fantástico de
Wonka. Na verdade, o capitalista, imerso em conflitos íntimos e traumas de
infância, almeja escolher seu sucessor. Refilmagem do filme de Mel Stuart, de
1971, baseado na obra "Charlie and the Chocolate Factory", de Roald
Dahl. . No filme de Tim Burton, com seu estilo gótico, expressando um universo
sombrio e espetacular, Charlie e a família Bucket parecem uma abstração.
Representam a típica família proletária, que preservam ainda valores de
sociabilidade tradicional. O pai de Charles é um ex-operário, desempregado em
virtude de inovações tecnológicas no seu local de trabalho. No filme de Burton
o destaque à condição operária, vítima do desemprego estrutural é interessante
(o que não havia no filme de Stuart). Todos os Bucket moram num pequeno barraco
incrustado no centro da cidade. A presença no lar dos Bucket de todos os avós
de Charlie prefigura a preservação de laços afetivos com o passado. Na verdade,
o jovem Charlie está ainda imersa no mundo tradicional, onde o que prevalece
são os verdadeiros laços de família tradicional. Por outro lado, as outras
crianças – Augustus, Veruca, Violet e Mike, estão imersos no mundo do
fetichismo da mercadoria. Ao tratar do mundo das crianças, Dahl (e Burton)
buscam apresentar as contradições candentes do nexo sócio-reprodutivos da
sociedade do capital. Numa situação de crise estrutural, a partir de meados da
década de 1970, o universo problemático das crianças, como prefiguração da
reprodução social, é deveras pertinente. Afinal, as crianças representam o
futuro do sistema social. O que presenciamos em Charlie and the Chocolate Factory são crianças
pervertidas pelos valores da "sociedade do espetáculo", onde vigora o
egoísmo perverso, a possessividade das coisas, do consumismo e da gulodice.
Cada criança contemplada pelos cupom Wonka prefigura uma degradação da
personalidade infantil pelo fetichismo do capital, com exceção de Charlie. O
aclamado diretor Tim Burton traz seu estilo extremamente gótico-criativo ao
livro clássico de Roald Dahl. Existem diferenças sutis em relação à primeira
versão de Mel Stuart, de 1967. Por exemplo, no filme de Stuart, o jovem Charlie
vai à escola (o que supõe destacar ainda uma perspectiva de integração possivel
à ordem do capital para a classe proletária através da educação escolar). Na
versão de Tim Burton, a pobreza dos Bucket parece ser mais dilacerante do que
aquela mostrada por Mel Stuart. Outro detalhe interessante é que, na nova
versão de 2005, as relações entre o capitalista James Salt, pai de Veruka Salt,
e os operários da sua fábrica, que procuram, para sua filha Veruka, os cupons
Wonka é pautada pela aguda desconfiança (o que não havia na versão de Mel
Stuart). O que pode sugerir a degradação das relações de trabalho nos últimos
trinta anos de crise estrutural do capital. [topo] (2005)
FILME:
A fantástica fábrica de chocolate
DIRETOR:
Tim Burton - 115 minutos
01-Quem era Charlie Parketh?
02-Onde o pai de Charlie trabalhava? E o que
ele trazia para o filho?
03-O que Charlie fazia com as pecinhas que o
pai lhe dava?
04-Por que os outros fabricantes tinham
inveja de Willy Wonka? E o que faziam?
05-Por que Willy Wonka resolveu fechar a
fábrica de chocolate?
06-O que aconteceu com o fechamento da
fábrica?
07-O que representava o convite dourado?
08-Que instruções continham no convite
dourado?
09-Por que o primeiro a encontrar o convite
dourado seria para uma criança gorda?
10-Pesquise as propriedades do chocolate e
diga por que ele engorda.
11-Qual é o motivo que levou o Sr. Parketh,
pai de Charlie, a perder o emprego na fábrica de creme dental?
12-Como o avanço tecnológico em vários
segmentos industriais e comerciais as pessoas foram substituídas por máquinas
nos seus trabalhos. Escreva alguns exemplos.
13-Com estas alterações do mercado de
trabalho os trabalhadores têm que se aperfeiçoar cada vez mais para atender às
exigências e conquistar uma nova colocação. O que o pai de Charlie fez para
arrumar o novo emprego?
14-Por que Charlie diz que deveria abrir o
chocolate como se fosse um curativo?
15-Como Charlie conseguiu o último convite?
16-Qual é a matéria-prima do chocolate?
Pesquise.
17-Encontre no caça-palavras adjetivos que
qualifiquem cada um dos escolhidos para visitar a fábrica e associe aos nomes.
FÚTIL – AGRESSIVO – RICA – POBRE – HUMILDE
– METIDA
MIMADA – BONDOSO – COMILÃO – INFANTIL –
ARROGANTE
DESPRESÍVEL – SIMPLES – EGOÍSTA – VICIADO
EM TV
TOLA
- GORDO
|
Augustus – Veruca – Violet – Mike TV – Charlie
18-Por que Willy Wonka vivia afastado da família?
19-Por que Willy Wonka se lembra bem do dia
que chupou a primeira bala?
20-O que é devaneio?
21-O que é canibalismo?
22-O que representa o cabelo branco de Willy
Wonka?
23-Ao final do enredo o que ganha Charlie
Parketh e Willy Wonka?
24-Você sabia que o chocolate possui uma
substância que estimula a liberação de endorfina? Pesquise o que é endorfina e
qual su importância para o organismo humano.
25-Por que o aumento do consumo de chocolate
fez aumentar o número de cáries?
O
que causa as cáries?
Como fazer para preveni-la?
26-Quem eram os Umpa-Lupas?
27-Como Willy Wonka descreve a Lupalândia?
28-Quando é que aparece a musiquinha dos
Umpa-Lupas?
29-Diante de tudo isso, qual é a mensagem que
este filme nos passa?
30-Agora é sua vez. Escolha um filme e
prepare uma atividade para se trabalhar com os alunos.
"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles (2002)
Buscapé, jovem
negro, fotógrafo do Jornal
do Brasil, morador da favela Cidade de Deus, narra a evolução desta
favela do Rio de Janeiro, através da trajetória de Dadinho, depois Zé Pequeno e seus comparsas. Das origens na
década de 1960, com o surgimento da primeira gang
de assaltantes, até primórdios dos anos de 1980, onde o grande
negócio é boca de fumo e narcotráfico, acompanhamos o desenvolvimento da
marginalia da favela Cidade de Deus. Na ótica de Meirelles, crianças e jovens
marginais são bandidos quase
por natureza, jogados no mundo e destinados à morte (observe-se a construção da
personalidade cruel e sádica de Zé
Pequeno, desde criança). Por outro lado, é perceptível a ausência
do Estado político, que só aparece para reprimir ou corromper. Apesar de estar
no município do Rio de Janeiro, a favela Cidade de Deus é, em si, um pequeno
mundo, mundo de barbárie, imerso num estado
de natureza. É claro que é local de moradia de trabalhadores pobres
da cidade do Rio de Janeiro (por exemplo, Mane Galinha era cobrador de ônibus).
Mas o que o filme expõe é um universo infernal de dissolução social assolado
pela pobreza. Por outro lado, são perceptíveis formas de sociabilização e de
resistência cultural ainda que bastante precárias (por exemplo, em fins dos
anos 1960, o entretenimentos para jovens, crianças e adolescentes da Cidade de
Deus eram as peladas de futebol de areia e mergulho no riacho; com a expansão
urbana degradada, no decorrer dos anos 1970, os únicos espaços de sociabilidade
parecem ser os bailes populares). Na verdade, a sociabilidade se degrada na mesma medida da
degradação do espaço urbano.
O filme Cidade de Deus
nos apresenta quase trinta de historia do Brasil, visto através do mundo da
favela. É importante apreendermos a constituição do espaço de barbárie social
pelo pelo próprio Estado capitalista periferico em crise estrutural. Na
verdade, a favela
torna-se gueto social, fértil para os negócios escusos da droga. O filme tende
a apresentar cenas fortes da criminalidade nas favelas do Rio de Janeiro,
verdadeira guerra civil, a neoguerrilha urbana dos anos 1980 até nossos dias.
Embora evite apresentar o espetáculo da violência urbana, sua intensidade não
deixa de impressionar e entreter o público, paralisando a reflexão critica
sobre a crua realidade social brasileira. De qualquer modo, o filme possui
interessantes detalhes que podem propiciar um longo (e primoroso) debate sobre
a degradação social das metrópoles brasileiros nos últimos trinta anos.[Tpo]
(2004)
(2004)
FILME CIDADE DE DEUS
1.
O filme Cidade de Deus, produzido por Walter Sales e
Daniel Filho, é baseado em fatos reais em que o narrador da história é um dos
personagens.
a)
Quem é o narrador da história ?
b)
Para narrar os fatos ele utiliza a técnica do flash –
back. Explique como é o flash back e em que época se passa a narração.
c)
Todos os personagens do filme, utilizam uma linguagem
informal e repleta de gírias. Explique o significado de algumas destas gírias
apresentadas no texto do filme:
Pé-de-chinelo os home
Meu irmão ferro
Birosca
cafofo
Cara carái
Pôrra
barulho
Bicho solto morô
2.
Cidade de Deus é uma favela.
a)
Consulte o dicionário e escreva o significado da
palavra favela.
b)
Geralmente como vivem as pessoas que moram nas favelas?
3.
Quem formava o Trio Ternura, no filme, e como eles
viviam?
4.
O assalto ao motel foi um fato determinante de mudança
na vida do Trio Ternura e da própria favela. Por quê?
5.
Sempre que a polícia fazia ronda na favela conseguia
descobrir nada e um dos policiais ainda diz: “__ É sempre assim, ninguém vê
nada, ninguém sabe de nada”. Por que os moradores da favela não colaboram com a
polícia ?
6.
Por que Buscapé diz que na favela “se correr o bicho
pega e se ficar o bicho come”?
7.
Sempre que Marreco Manda, Buscapé levar dinheiro para o
pai, pede para não contar que foi ele que mandou. Por quê?
8.
Que orientação o pai sempre dava a Marreco?
9.
Marreco diz a Alicate que pai só fala merda.
a)
O que significa esta expressão?
b)
Você concorda com Marreco ou você acredita que os pais
querem é um futuro melhor para os filhos e por isso lhes dão conselho,
orientações? Por quê?
10. Após
o assalto ao motel Alicate diz: “__ vou sair dessa vida, se não vou amanhecer
com a boca cheia de formiga”.
a)
Explique com suas palavras a fala de Alicate.
b)
“Vida de bandido é a maior furada, sempre acaba
sobrando pra gente”. Você concorda com esta opinião? Por quê?
c)
Que decisão Alicate toma para sua vida?
d)
Ao sair da mata e voltar para a favela Alicate recita o
Salmo 91. Escreva-o e diga que mensagem este salmo traz para sua vida.
11. Quando
Buscapé tenta pegar na arma, Marreco lhe repreende dizendo:
__ Buscapé você tem mais é que
estudar.
__ Você não tem medo de tomar um
tiro não?
__ “Eu só tô nesta vida porque
sou burro, você tem que estudar”.
Qual era a preocupação de Marreco
com seu irmão? Por quê?
12. Mané
Galinha, o cobrador de ônibus também aconselha Buscapé a estudar para sair da
favela e ser alguém na vida.
a)
Você concorda que o estudo, o conhecimento pode mudar a
vida de alguém ? Por quê?
b)
Que atitudes você toma para melhorar a sua vida? Por
quê?
13. Marreco
vai vender peixe com o irmão até que se envolve com a mulher de Zé Paraíba.
a)
Ao fugir o que acontece com Marreco?
b)
O que acontece com a mulher de Zé Paraíba?
c)
Você acha correta a atitude de Zé Paraíba e acha que um
erro justifique outro? Por quê?
d)
Você acha que o machismo, a valentia e até mesmo a
violência é que torna um homem de verdade? Por quê?
14. Com
a morte da mulher de Zé Paraíba “a imprensa marrom aparece na favela e a
polícia tem que mostrar serviço”.
a)
O que é a imprensa marrom ?
b)
Por que a polícia só mostra serviço com a presença da
imprensa?
c)
Cabeleira é assassinado pela polícia e o fato da
imprensa fotografá-lo desperta o desejo de Buscapé Ter uma máquina fotográfica,
que não era muito boa, mas ele usava para tirar fotografias de quem ?
15. Com
a turma Buscapé se interessa por Angélica. Ele só fumava baseado com ela, ele
era capaz de fazer qualquer negócio para agradar aquela menina, até ir à “Boca”
comprar drogas .
a)
Você acha que Angélica era uma boa influência para
Buscapé ? Por quê?
b) As pessoas da nossa turma,
querendo ou não, influenciam a nossa vida de forma positiva e/ou negativa. Que
colegas da sua turma lhe influenciam:
a)
positivamente? Por quê?
b)
negativamente ? Por quê?
c)
Para Bené, Angélica foi uma influência positiva, por
quê ?
16. Associe
para perceber o esquema do plano de carreira do tráfico de drogas:
(1) Caixa Baixa (
) Garotos menores que levam recados, refrigerantes.
(2) Aviãozinho (
) Meninos que ficam empinando pipa e quando a polícia aparece a
(3) Olheiro pipa desce e todos
correm.
(4) Vapor ( ) Pessoa responsável e fina na proteção.
(5) Soldado ( ) Vende a droga na favela e quando a polícia
aparece, ele evapora
(6) Gerente rapidinho.
(7) Polícia ( ) Recebe a dela para ficar quietinha e não
perturbar.
( ) Braço direito do dono da “boca”, do
Patrão.
( ) Crianças bem pequenas que roubam e começam
a entrar no
mundo das drogas.
17. Bené
vai sair da favela e abandonar o tráfico para morar com Angélica em uma
chácara, e dá uma festa de despedida. Quem vai à festa de Bené?
a)
Durante a festa Zé Pequeno humilha Mané Galinha. Como?
b)
Na confusão da festa Bené tenta dar uma máquina
fotográfica mais sofisticada à Buscapé, mas Zé Pequeno o impede. Os ânimos se
esquentam e Bené é assassinado por um dos integrantes da“boca”de cenoura. Como
fica Zé Pequeno diante de Bené morto ?
c)
Zé Pequeno estupra a namorada de Mané Galinha na sua
frente e depois metralha sua casa matando o irmão e seu tio. O que faz Mané
Galinha para se vingar de Zé Pequeno e com o que ele não concorda ?
18. Quando
Mané Galinha chama atenção do menino diz:
“__ Que que você tem na cabeça?
Tá maluco muleque andando com aquele maníaco, tarado que só vive armado? Você
ainda é uma criança.”
“__ Criança que nada, eu fumo, eu
chero, já matei, já roubei, sô sujeito home”.
a)
Você acha que é isso que qualifica um homem ? Por quê?
b)
Liste as características que um “verdadeiro homem” tem
que Ter.
2 comentários:
cadê as respostas?
Vc ja respondeu a Central do Brasil
Postar um comentário