Ler não é só entender o que as palavras querem dizer. ler é muito mais do que isso. é entender o significado das coisas que nos cercam como, por exemplo, as nuvens escuras no céu, o canto da cigarra anunciando a chegada da chuva, a linguagem dos animais, das plantas...
Leia o poema a seguir e observe como o
autor apresenta uma aula de leitura para o leitor.
AULA DE LEITURA
(RICARDO AZEVEDO)
A LEITURA É
MUITO MAIS
DO
QUE DECIFRAR PALAVRAS.
QUEM QUISER PARAR PRA VER
PODE ATÉ SE SURPREENDER.
VAI LER NAS FOLHAS DO CHÃO,
SE É OUTONO OU SE É VERÃO;
NAS ONDAS SOLTAS DO MAR,
SE É HORA DE NAVEGAR;
E NO JEITO DA PESSOA,
SE TRABALHA OU SE É
À-TOA;
NA CARA DO LUTADOR
QUANDO ESTÁ SENTINDO DOR;
VAI LER NA CASA DE ALGUÉM,
O GOSTO QUE O DONO TEM;
E NO PÊLO DO CACHORRO,
SE É MELHOR GRITAR SOCORRO;
E NA CINZA DA FUMAÇA,
O TAMANHO DA DESGRAÇA;
E NO TOM QUE SOPRA O VENTO,
SE CORRE O BARCO OU SE VAI LENTO;
E TAMBÉM NA COR DA FRUTA,
E NO CHEIRO DA COMIDA,
E NO RONCO DO MOTOR,
E NOS DENTES DO CAVALO,
E NA PELE DA PESSOA,
E NO BRILHO DO SORRISO,
VAI LER NAS NUVENS DO CÉU,
VAI LER NA PALMA DA MÃO,
VAI LER ATÉ NAS ESTRELAS
E NO SOM DO CORAÇÃO.
UMA ARTE QUE DÁ MEDO
É A DE LER UM OLHAR,
POIS OS OLHOS TÊM SEGREDOS
DIFÍCEIS DE DECIFRAR.
01- O que você entendeu do
poema?
02- Para você, o que é leitura?
03- O que é possível ler, além
das palavras?
04- Você consegue fazer algumas
das leituras propostas pelo autor? Quais?
05- De acordo com o texto, o que
é leitura?
06- Você concorda ou discorda do
autor quando ele diz que “ a leitura é muito mais do que decifrar palavras?”
Por quê?
07- Como você imagina essa aula de leitura que o autor
descreve?
08- Você costuma observar o que
está à sua volta? No que você mais repara? Por quê?
09- Você acha mesmo que os olhos
têm segredos difíceis de decifrar? Cite
algum exemplo que esclareça a sua resposta.
10- “aula de leitura” é um texto
poético. As frases de um poema são distribuídas em linhas chamadas versos. Os versos formam as estrofes. Como o poema foi organizado? As estrofes
apresentam o mesmo número de versos?
11- Nesse tipo de texto, o som
das palavras é muito importante. Por isso, em um poema, é comum encontrar
palavras que possuem sons parecidos. São rimas. Releia o poema e identifique as palavras que
rimam, escrevendo-as no caderno.
12- O que se pode saber ,
observando as ondas do mar?
13- Por que você acha que o
autor repetiu a palavra e no começo de alguns versos?
14- Copie a primeira estrofe.
Ela afirma que a leitura pode surpreender. Quais surpresas são apresentadas no
poema?
15- O que você entende com a
leitura destes versos?
“E NO PELO DO CACHORRO,
SE É MELHOR GRITAR SOCORRO;
E NA CINZA DA FUMAÇA,
O TAMANHO DA DESGRAÇA;”
16- Na sua opinião, por que o
poema tem o título aula de leitura ?
17- Que outro título você daria ao poema? Por quê?
18- Leia os versos abaixo e
represente-os com um desenho:
“na cara do lutador,
quando está sentido dor;”
19- Explique por escrito como você representou a dor do
lutador.
20- Você já fez a leitura de um
olhar? Conte como foi.
Conhecer as coisas da natureza, sentir emoção,
perceber o que se passa ao nosso redor
não são privilégios de quem sabe ler e
escrever.
Você acha que as pessoas
analfabetas também fazem um tipo de leitura?
Como é essa leitura?
Explique.
22- Você sabia que 31 de outuro é dia da poesia? Copie sua poesia predileta e/ou crie sua própria poesia e monte um
painel com seus colegas. Ah! Não se esqueça de colocar o nome do(a) autor(a).
O dia nacional da poesia era
em 14 de março, no aniversário de Castro Alves.
A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o
aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o
dia nacional da poesia é em 31 de outubro.
O dia mundial da poesia é em
21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 (mesmo ano em que o site A Magia da
Poesia foi ao ar), com o objetivo de
estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.
Saiba mais sobre esta data na Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário