terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Futebol


É uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém para cabecear
Bola na rede para fazer um gol
Como jogador
Quem não sonhou
Em fazer um gol, e ser jogador
De futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda
É uma partida de futebol.

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha
Não adianta
Não há garganta que não pare de berrar.

A chuteira veste a meia que veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde, é o gramado.
Olhando para a bola eu vejo o sol
Está rolando agora
É uma partida de futebol.

O meio campo é o lugar dos craques
Que vão levando o time inteiro pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante
É uma partida de futebol.

O meu goleiro é um homem de elástico
Só os dois têm a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa, mas que beleza, com certeza
É uma partida de futebol.
                                                                                              Samuel Rosa e Nando Reis

1- É uma partida de futebol é um poema narrativo. Responda:
a) Qual o fato narrado no texto?
b)Quem narra esse fato?

2-Segundo o texto, o torcedor de futebol demonstra orgulho do time pelo qual torce. Que objetos utilizados pelo torcedor justificam essa afirmação?

3- Relacione os versos desse poema ao que eles expressam:
( 1 ) Expressa um desejo do brasileiro.
( 2 ) Expressa o sofrimento do torcedor numa partida.
( 3 ) Expressa a paixão pelo esporte.
( 4 ) Expressa o entusiasmo do torcedor na partida.

(        ) “Se ele perder, que dor, imenso crime”
(        ) “Posso morrer pelo meu time”
(        ) “Posso chorar se ele não ganhar”
(        ) “Quem não sonhou / Em fazer um gol ser jogador / de futebol?”
(        ) “Mas se ele ganha / Não adianta / Não há garganta que não pare de berrar”

4- Como você viu, o texto retrata a paixão dos brasileiros pelo futebol. E você, também é aficionado por esse esporte? Que tipo de torcedor você é?

5- No poema há associações de imagens que expressam a importância do futebol. Leia e explique cada uma delas.
a) Bola – “ o sol”
b) Gramado – “tapete da realeza “
c) Na sua opinião, o que o futebol representa na vida dos torcedores retratados no texto?

6- Nas expressões abaixo, sublinhe a palavra que caracteriza o substantivo.
Disputa decisiva     -       torcida animada      -      bandeiras agitadas
Jogadores velozes   -       gramado macio        -      camisas coloridas
O que essas palavras expressam em relação aos substantivos aos quais se referem?

7- Lembrando de uma partida de futebol e indique imagens que correspondem aos seguintes sentimentos, para isso, utilize a internet.
a) Paixão pelo esporte.
b) Sofrimento do torcedor na partida. 
c) Entusiasmo na partida. 

http://youtu.be/sYw61d_F8Us 
http://letras.mus.br/skank/72339/





Tema da aula: Interpretação da Crônica Futebol de Rua, de Luiz Fernando Veríssimo

FUTEBOL DE RUA (Luís Fernando Veríssimo)
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é homem, brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:
DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. Quem jogar descalço deve cuidar para chutar sempre com aquela unha do dedão que estava precisando ser aparada mesmo. Também é permitido o uso de frutas ou legumes em vez da bola, recomendando-se nestes casos a laranja, a maça, o chuchu e a pêra. Desaconselha-se o uso de tomates, melancias e, claro, ovos. O abacaxi pode ser utilizado, mas aí ninguém quer ficar no golo.
DAS GOLEIRAS – – As goleiras podem ser feitas com, literalmente, o que estiver à mão. Tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão menor, e até o seu irmão menor, apesar dos seus protestos. Quando o 2 jogo é importante, recomenda-se o uso de latas de lixo. Cheias, para aguentarem o impacto. A distância regulamentar entre uma goleira e outra dependerá de discussão prévia entre os jogadores. Às vezes esta discussão demora tanto que quando a distância fica acertada está na hora de ir jantar. Lata de lixo virada é meio golo.
DO CAMPO – O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, calçada, rua e a calçada do outro lado e – nos clássicos – o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua. DA DURAÇÃO DO JOGO – Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
DA FORMAÇÃO DOS TIMES – O número de jogadores em cada equipe varia, de um a 70 para cada lado. Algumas convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o golo. Perneta joga na ponta, a esquerda ou a direita dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.
DO JUIZ – – Não tem juiz.
DAS INTERRUPÇÕES – No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada numa destas eventualidades: a) Se a bola for para baixo de um carro estacionado e ninguém conseguir tirá-la. Mande o seu irmão menor. b) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar não mais de 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isto não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa ou apartamento e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação. Se o apartamento ou casa for de militar reformado com cachorro, deve-se providenciar outra bola. Se a janela atravessada pela bola estiver com o vidro fechado na ocasião, os dois times devem reunir-se rapidamente para deliberar o que fazer. A alguns quarteirões de distância. c) Quando passarem pela calçada: 1) Pessoas idosas ou com defeitos físicos. 2) Senhoras grávidas ou com crianças de colo. 3) Aquele mulherão do 701 que nunca usa sutiã. 3 Se o jogo estiver empate em 20 a 20 e quase no fim, esta regra pode ser ignorada e se alguém estiver no caminho do time atacante, azar. Ninguém mandou invadir o campo. d) Quando passarem veículos pesados pela rua. De ônibus para cima. Bicicletas e Volkswagen, por exemplo, podem ser chutados junto com a bola e se entrar é golo.
DAS SUBSTITUIÇÕES – Só são permitidas substituições: a) No caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer a lição. b) Em caso de atropelamento.
DO INTERVALO PARA DESCANSO – Você deve estar brincando.
DA TÁTICA – – Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o Futebol de Verdade (que é como, na rua, com reverência, chamam a pelada), mas com algumas importantes variações. O goleiro só é intocável dentro da sua casa, para onde fugiu gritando por socorro. É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi. Se a bola dobrar a esquina é corner.
DAS PENALIDADES – – A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar um adversário dentro do bueiro. É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro indireto.
DA JUSTIÇA ESPORTIVA -– Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.

http://luciamaroni.wordpress.com/2012/08/ 
http://www4.fct.unesp.br/entidades/estudantis/caef/escritos/Futebol%20de%20Rua% 20-%20Luis%20Fernando%20Verissimo.pdf




Nenhum comentário: